Receita da Torta de Cereja da Katy Perry

Publicada em 02/12/2017 ReceitaSobremesas

Em abril a Katy Perry fez a divulgação de Bon Appétit com uma receita de torta de cereja linda, que ela chama de world’s best cherry pie, com “uma massa crocante e um recheio suculento”.

Atiçou as minhas lombrigas sim ou com certeza?

Bake me a pie and you may get a surprise 😉🍒

Uma publicação compartilhada por KATY PERRY (@katyperry) em

Tá, a música não é a minha preferida da Katy, e o clipe é conceitual demais pro meu gosto, mas a torta ficou na minha cabeça até as primeiras cerejas do ano aparecerem na banca de frutas. E elas finalmente apareceram!

Essa torta de cereja tem uma massa super crocante, quase folhada, e não fica muito doce porque vai pouquíssimo açúcar, o docinho é da fruta mesmo. Delícia!

Descaroçar as cerejas é a parte mais chata. Eu comprei um descaroçador no Aliexpress, mas demorou cinco meses pra chegar. Também dá pra enfiar um canudinho na cereja por cima que o caroço sai do outro lado – é demorado, mas funciona. Em último caso é só usar uma faquinha afiada, abrir a cereja no meio e tirar o caroço com cuidado.

Torta de Cereja da Katy Perry (Bon Appétit)

A xícara de medida é de 250ml

Ingredientes

massa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
20 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (285g)
1/2 xícara de água gelada

recheio
6 xícaras (chá) de cerejas frescas sem caroço
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3/4 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo

massa
Coloque a farinha numa tigela grande e acrescente a manteiga gelada em cubinhos, esfarelando delicadamente. Acrescente a água gelada e misture, mas sem sovar (na minha receita de torta de cereja tem dicas boas pra lidar com essa massa bem amanteigada). Divida a massa em duas bolas, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.

recheio
Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo médio pra baixo e acrescente o açúcar. Mexa até ele dissolver. Acrescente as cerejas já sem o caroço e mexa até secar a água. Numa tigela a parte, dissolva o amido de milho na água e acrescente na mistura da panela. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Coloque o recheio numa tigela e deixe esfriar antes de usar.

montagem
Abra uma bola de massa numa superfície enfarinhada e acomode numa forma de torta com fundo removível. Faça alguns furos no fundo da massa com um garfo. Espalhe o recheio frio. Abra a outra bola de massa, coloque por cima, retire o excesso de massa em volta da forma e polvilhe um pouco de açúcar cristal. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar bem, cerca de 1 hora. Deixe esfriar para desenformar.

Rende uma torta de 25cm de diâmetro.

Dicas:

✓ Minha forma era baixinha então sobrou massa e muito recheio, que eu usei em duas tortinhas menores. O ideal é uma forma de torta mais alta pra essa quantidade.

✓ Não estava na receita original, mas eu polvilhei um pouco de açúcar demerara por cima da torta antes de colocar no forno porque acho mais bonitinha. Teria ficado melhor ainda se eu tivesse pincelado ovo batido com água na massa antes de ir pro forno, que deixa um brilho mais dourado, e aí sim polvilhado o açúcar. Inclusive a torta do vídeo foi obviamente pincelada com ovo pra ficar douradinha daquele jeito.

✓ Vai inventar de colar coisinhas em cima, estilo Pinterest? Usa clara de ovo pra colar! Senão cai tudo quando a torta sai do forno.

✓ Você pode cobrir a torta com tiras de massa entrelaçadas como no vídeo, ou pode abrir a massa e cobrir a torta inteira. Nesse caso, faça alguns furos pro vapor do recheio escapar. Eu tentei usar um cortador de plástico pra furar estrelinhas e falhei miseravelmente – um cortador de metal funciona melhor. Dá pra fazer furos com um canudo também. Ou fazer cortes com uma faca mesmo.

✓ Coloque a assadeira dentro de outra maior. O recheio vai borbulhar e escorrer, e se não tiver uma forma por baixo vai fazer uma mega sujeira no seu forno.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *