Receita de Tender na Coca-Cola

Receita de Tender na Coca-Cola

Ain Kika mas você detesta coca-cola. É. Mas sabe o que mais eu detesto? Comer sempre a mesma receita.

Este ano enjoei do tender com calda de laranja e joguei receita de tender no Google assim, de última hora. Pá, receita do PratoFundo, já simpatizei.

Além da receita de tender com coca-cola parecer linda, também parecia bem fácil de fazer. E veio da Nigella, no livro Nigella Bites. Tem como ser ruim? Não tem.

O melado eu não tinha e substituí por mel, porque nem a pau que eu iria enfrentar supermercado em plena véspera de Natal. Não caramelizou, mas paciência. Já a mostarda eu tinha a minha mostarda caseira, que serviu super bem.

Tender na Coca-Cola

Receita do PratoFundo, inspirada na receita do livro Nigella Bites

Ingredientes

1kg de tender de porco
1 litro de coca-cola comum (nem light nem zero)
4 dentes de alho
1 cebola média
1 pau de canela
cravos
1 colher (sopa) de mostarda dijon, com grãos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Numa panela funda, coloque o tender, a coca-cola, os dentes de alho e a cebola em pedaços. Eu piquei os dentes de ano porque gosto do sabor deles bem forte, mas pra ficar mais suave você pode colocá-los inteiros.

Cozinhe em fogo baixinho e com a panela semi-tampada por uma hora, virando de vez em quando pra cozinhar por igual (eu virei a cada 10 minutos). O nosso tender já é cozido, então é mesmo pra pegar o sabor. Se for usar presunto cru como na receita original da Nigella, recomendo aumentar o tempo de cozimento para não correr o risco de ficar com carne crua.

Deixe esfriar e faça os tradicionais cortes em losango no tender. Espete um cravo em cada junção, pincele a mostarda e o mel e polvilhe o açúcar mascavo.

Coloque numa assadeira forrada com papel alumínio (pra facilitar na hora de lavar a louça né amigues) e leve ao forno médio sem cobrir, por mais ou menos 20 minutos, ou até caramelizar.

Sirva fatiado, quente ou frio.




  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *