Receita de Tender com Laranja (e duas receitas de molho para acompanhar)

Receita de Tender com Molho de Laranja e Mel

A ceia aqui em casa é o jantar do dia 24. Embora sempre sobre comida, a gente tenta não exagerar, e eu sempre escolho receitas práticas pra não ter que passar o dia inteirinho na cozinha. Mais pelo calor que faz nesta época do ano que pela falta de espírito natalino.

Este ano além do calor outra coisa que me impediu de tentar fazer uma árvore de Natal com biscoitos foi uma maratona de The Big Bang Theory na Warner que ocupou a minha tarde inteira. Ainda bem que a ceia não precisava de muito tempo pra ficar pronta!

Eu morro de medo do tender ficar com aquele cheiro esquisito, então sempre peso a mão no álcool e no tempero na marinada. E como o tender já é bem salgado, eu não coloco sal, mas eu gosto de comida assim, com mais ervas e menos sódio. Sobrou tender? Congele na hora, porque o tender dá risotos, farofas, couscous e marmitas ótimas daqui algumas semanas.

As sobras da marinada dão um molho de tender e alho delicioso (esse marronzinho da segunda foto), e eu ainda fiz um molho doce com laranja para acompanhar (o da primeira foto).

Tender com Laranja

Ingredientes

para o tender
1 tender bolinha
1 xícara de rum (ou vodka ou vinho branco seco)
1 xícara de cebolas picadas
3 galhos de alecrim fresco
2 cabeças de alho, com os dentes separados e com a casca
suco de 2 laranjas
2 colheres (sopa) de manteiga

para o molho de laranja
suco de 2 laranjas
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga

A ceia de Natal completa, com o couscous, o tender, as coxas de peru e os molhos

Modo de Preparo

tender
Um dia antes, faça os cortes em losango no tender, com uma faca bem afiada e não muito fundos. Coloque o tender naqueles sacos plásticos próprios para assar (sem o tempero pronto tá? você está fazendo seu próprio tempero), acrescente o rum, a cebola, os dentes de alho e os galhos de alecrim. Feche bem, sem deixar ar, coloque num refratário e leve à geladeira. De vez em quando vire o tender, para o tempero espalhar bem.

Forre uma assadeira com papel alumínio (vai vazar marinada e assim você não tem trabalho de limpar a forma) e leve o saco da marinada ao forno por 1 hora. Não esqueça de fazer um furinho no saco para ele não estourar.

Retire o tender do forno, fatie e organize as fatias na mesma assadeira forrada com papel alumínio. Guarde este líquido da marinada, ela vai virar o segundo molho!

Regue as fatias de tender com metade do suco e coloque metade da manteiga em pedacinhos por cima das fatias de tender. Cubra com papel alumínio e volte ao forno bem baixinho. Depois de 10 minutos, regue com a outra metade do suco e coloque a outra metade da manteiga. Volte ao forno coberto com papel alumínio por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva.

molho de laranja
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, até começar a engrossar. Sirva morno. Se sobrar, guarde num refratário na geladeira coberto com filme plástico e esquente em banho maria na hora de servir.

molho de marinada com alho
Retire os galhos do alecrim da sobra da marinada, deixando só algumas folhinhas. Descasque os dentes de alho e bata junto com o líquido da marinada. O alho também pode ser servido com casca e tudo junto com o tender, como na receita de abóbora assada com alho.

O tender parece seco na foto, mas ficou bem suculento. Ele só fotografa mal porque eu comprei o tender mais vabags e baratinho do supermercado este ano hahaha…




  Seguir