Receita de Sopa Italiana de Tomate



Receita

Essa receita é da Nigella Lawson, do livro Na Cozinha Com Nigella, mas eu aprendi no Curso de Sopas do Sesi Jundiaí já tem algum tempo.

Ela é super saborosa e bem diferentona. Eu adorei!

Sopa Italiana de Tomate

Ingredientes

600g de tomates italianos bem maduros, sem pele e sem sementes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho cortados ao meio
1 cebola grande, picada em pedaços bem pequenininhos
1,5 litro de água
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
2 colheres (chá) de açúcar
150g de macarrão padre nosso
creme azedo ou iogurte para acompanhar

Modo de Preparo

Aqueça o azeite, coloque o alho e deixe até dourar levemente. Retire o alho, acrescente a cebola no azeite e deixe suar até eliminar toda a água. Coloque os tomates picados grosseiramente e deixe refogar até os tomates ficarem bem macios.

Adicione a água, o sal, o açúcar, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, para que a sopa fique pedaçuda.

Destampe, deixe levantar fervura novamente e adicione a massa para cozinhar. Deixe descansar um pouquinho para servir.

Se preferir uma sopa cremosa, deixe cozinhar por 40 minutos, passe por uma peneira grossa ou passador de legumes, acrescente o macarrão cozido separadamente e volte o creme para a panela até levantar fervura.

Sirva com o creme azedo ou iogurte. Você pode salpicar um pouco de parmesão ralado se quiser.

Vamos às dicas!

✓ O alho é apenas para saborizar o azeite. Não deixe na sopa, senão o sabor dele vai predominar.

✓ O ideal é usar tomates bem maduros e vermelhos, mas se eles estiverem pálidos pode acrescentar uma colher (chá) cheia de extrato de tomate – aquele bem concentrado, sem conservantes.

✓ Enquanto os tomates refogam, você pode pingar um pouco de água ou caldo no fundo da panela se for necessário. É preciso deixar os tomates cozinharem bem para liberarem seus aromas e texturas.

✓ Para tirar a casca do tomate, higienize-os bem, faça uma cruz na bundinha do tomate e coloque em água frevente. Quando a pelinha começar a querer sair no corte, retire como uma escumandeira e jogue numa tigela com água com gelo. Aí é só puxar a pelinha. O famoso tomate concassé.