Receita de Sopa de Ervilha


Receita de Sopa de Ervilha

Pode querer mais uns meses de inverno pra comer comida gostosa? Tá, eu sei que eu já falei isso, mas é que comida de inverno é tão gostosa! Bebida também né. No verão é só tomar uma tacinha de vinho que eu fico ensopada de suor. No frio não, é só beber uma taça embaixo do edredon e dormir gostosinho.

Mas enfim. Vamos aproveitar o que a gente tem.

Essa sopa de ervilha veio do curso de sopas do Sesi Jundiaí. As sopas que a gente aprende lá são todas incríveis, e eu me apaixonei por várias então fica difícil escolher uma preferida, mas com certeza essa está no top 5 (junto com o capeletti in brodo e a sopa creme de mandioquinha).

O segredo da sopa de ervilha é usar aquela ervilha partida, que vende de saquinho no supermercado junto com as farinhas, porque ela é rica em carboidratos e deixa a sopa bem grossa. A ervilha fresca também pode virar sopa, mas vai precisar de uma batata pra ajudar a engrossar o caldo. Ervilha em lata nem pensar, tá?

A original do Sesi leva bacon, mas colega, o bacon anda caro hein? Encontrei uns pacotinhos que eram gordura pura e estavam pela hora da morte. Preferi usar linguiça calabresa fatiada e frita no microondas que estava bem mais em conta. Daria pra substituir por um bom queijo ralado também.

Sopa de Ervilha

Ingredientes

1 xícara (chá) de ervilha partida
2 xícaras (chá) de água
2 cebolas
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
2 xícaras de caldo de frango
1 linguiça calabresa
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Receita de Sopa de Ervilha

Modo de Preparo

Deixe a ervilha de molho na água de um dia para o outro, na geladeira. Se não puder deixar a ervilha de molho de um dia pro outro, pode fazer a sopa do mesmo jeito – basta acrescentar uma xícara a mais de caldo de frango.

Pique a cebola e o alho e frite com a manteiga e o azeite até a cebola ficar transparente. Junte a ervilha com a água do remolho e o caldo de frango. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando.

Bata a sopa (com o mixer dentro da panela, ou deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador), até que fique lisa. Volte para a panela, coloque o sal e a pimenta e deixe levantar fervura.

Deslique o fogo, acrescente a linguiça e sirva quente.

Dá pra congelar essa sopa, mas a primeira vista a aparência dela vai assustar, mas é só descongelar numa panela com um pouco de água e mexer bastante que ela fica bonita de novo. Super prática pra quando a gente chega em casa querendo uma sopinha!


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *