Receita de Sopa de Abóbora

Publicada em 06/05/2016 ReceitaSopas e Caldos

Receita de Sopa de Abóbora

Aprendi a gostar de abóbora nos cursos do Sesi, mas assim como abacate não consigo gostar dela doce, prefiro salgada mesmo.

Ano passado, no curso de sopas, a gente aprendeu essa receita de sopa de abóbora e eu pirei! É muito, muito gostosa! Além disso é super leve e só leva a gordura do creme de leite, que dá um toque especial à sopa, mas é totalmente opcional. Mas não que eu me importe com a quantidade de calorias/gorduras da sopa, porque ela também fica uma delícia com linguiça.

A maioria das receitas de sopa de abóbora leva caldo de legumes pronto, mas aqui não. Eu já dei a receita de caldo de carne caseiro e você pode usá-lo – ou de peixe, ou de frango – que fica uma delícia também. Eu sempre faço essa receita com caldo de legumes e aproveito pra bater os legumes cozidos junto com a sopa.

Sopa de Abóbora

Ingredientes

2 litros de água
1 cebola
2 dentes de alho
1 talo de alho poró
1 cenoura
1 abóbora cabotia média
1 colher (sopa) de sal
pimenta do reito ou lemon pepper a gosto
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1 caixinha de creme de leite

Receita de Sopa de Abóbora

Modo de Preparo

Comece pelo caldo: numa panela coloque a água fria, a cebola cortada em pedaços grandes, os dentes de alho cortados ao meio, o alho poró e a cenoura em rodelas. Leve ao fogo alto e, quando levantar fervura, abaixe o fogo. Deixe a panela destampada e reduza o caldo até metade do volume original.

Descasque a abóbora, pique em cubos grandes e adicione ao caldo. Cozinhe até os cubos ficarem macios. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador (com cuidado porque líquidos quentes soltam vapor e podem machucar! deixe a tampa do liquidificador um pouquinho aberta para o vapor escapar), ou se você tiver um mixer pode bater tudo dentro da panela mesmo que é bem mais fácil.

Depois de batido, volte ao fogo até ferver por 5 minutos. Adicione a pimenta e acerte o sal, colocando aos poucos. Adicione o creme de leite e a cebolinha na hora de servir. Acompanha queijo ralado.

O creme de leite pode ser substituído por iogurte natural. E o caldo pode levar outros legumes, como salsão ou até mesmo um tomate picado em pedaços, com casca e tudo. A sopa também fica uma delícia se acrescentar carne seca, paio, linguiça picadinha, ou mesmo queijo coalho em cubinhos. Também pode ser feita com outros tipos de abóbora, mas a cabotia é a mais saborosa.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *