Receita de Risoto de Gorgonzola e Palmito

Receita de risoto de gorgonzola e palmito

Risoto! Eu amo risoto! É um dos pratos mais versáteis da cozinha, qualquer coisa que você enfiar no arroz fica bom.

Em junho eu fiz um curso de risotos com o chef Jaderson Coimbra, especialista no assunto, e simpatizei pra caramba porque ele é tão xiita quanto eu. Aquele arroz agulhinha de forno com frango desfiado e ovo não é risoto, minha senhora! Risoto de verdade é feito com arroz arbóreo, carnaroli ou vialone. Eu já testei os dois primeiros, e meu preferido é o arbóreo porque ele tem mais amido e precisa de menos gordura pra ficar cremoso.

No curso eu aprendi a fazer um caldinho de legumes esperto pra não precisar mais do tabletinho de sódio e sabe-se-lá-o-que-mais-tem-naquilo. Mas dessa vez eu queria um sabor de alho mais acentuado (já falei que eu amo alho?) então esquentei 1 litro de água, coloquei 8 dentes de alho descascados e cortados ao meio, meia cebola grande e galhinhos de orégano, manjericão e salsinha frescos.

Enquanto isso, fritei mais dois dentes de alho e a outra metade da cebola, picadinhos, em um fio de azeite. Quando a cebola começou a ficar transparente, joguei o arroz e fritei bem. Um pouco de vinho branco seco, mexendo bem até o vinho evaporar. A essa altura o caldo já estava quente, então coloquei caldo suficiente para cobrir o arroz, tampei a panela e fui cuidar da vida.

Ah Kika, mas risoto tem que ficar mexendo.

Então. Nesse curso eu aprendi o risoto de preguiçoso. Você faz numa panela que feche direitinho e não precisa ficar mexendo, porque a pressão da tampa libera o amido do arroz. E realmente dá certo. De vez em quando dou uma olhadinha pra ver o ponto, e se precisar coloco mais uma concha do caldo quente.

Eu demorei bastante pra pegar o ponto do risoto: ele deve ficar firme. Na dúvida, tire um pouco antes do fogo. Aí é só acrescentar queijo gorgonzola em cubos, palmito picado e uma colher de manteiga gelada. Mexa tudo até a manteiga dissolver e acrescente sal e pimenta a gosto.

Não coloco parmesão porque a idéia é deixar o gosto do gorgonzola bem acentuado, mas em qualquer outro risoto eu coloco queijo parmesão ralado dicumforça. Delícia.




  Seguir