Receita de Risoto de Açafrão



Receita de Risoto de Açafrão

Quando eu fui atrás de um risoto de açafrão em Roma foi muito mais pra saber como era o original e tentar fazer em casa do que por qualquer outra coisa. E como eu trouxe arroz arbóreo e um envelopinho de açafrão em pó na bagagem, bora pra cozinha!

Dessa vez deixei o risoto com uma consistência mais firme do que o meu normal e segui algumas dicas da Coleção Folha Cozinhas da Itália.

Fritei uma cebola média e quatro dentes de alho em um pouco de azeite. Quando a cebola ficou transparente acrescentei 1 xícara de arroz arbóreo e deixei fritar até os grãos ficarem transparentes, só com o miolinho branco. Acrescentei 1/2 xícara de vodka (na falta de vinho branco em casa) e mexi até evaporar. Aí fui colocando conchas de caldo de legumes caseiro quente e mexendo bem. Mais ou menos na metade do cozimento acrescentei um envelopinho de açafrão em pó. Na falta do açafrão em pó, você pode usar 1 colher (chá) de cúrcuma em pó.

Quando o risoto estava quase no ponto mas ainda com um pouquinho de água, desliguei o fogo, acrescentei 1 colher (chá) de manteiga super gelada, mexi rapidamente até a manteiga derreter e deixei a panela ali quietinha por 5 minutos. Ficou bem mais cremoso dessa vez!

Eu sei que o ponto do risoto é al dente, mas eu realmente prefiro ele um tequinho mais mole, acho que fica até mais leve. E como o risoto romano não levou parmesão deixei o meu sem também, mas que com um bom queijo ralado em lascas o risoto fica bem mais gostoso, ah isso fica…