Receita de Suflê de Queijo (minha primeira tentativa!)

Receita de Suflê de Queijo

Lembram que eu mostrei aqui que no curso jantar romântico francês aprendemos a fazer um suflê? Não foi só a receita, foi toda uma técnica pra fazer qualquer suflê dar certo.

Essa foi minha primeira tentativa de fazer suflê. Não ficou perfeito, achei que ficou um pouco mole e sinceramente meio feinho, mas não afundou antes da hora o/

Aliás, primeira lição sobre o suflê: ele vai afundar, se tudo der certo em uns 3 minutos depois de sair do forno ele começa a diminuir. O truque é servir ele direto do forno pra mesa, de preferência em porções individuais, assim ele só vai começar a abaixar depois da primeira garfada.

Pode ser por isso que meu suflê ficou tão mole: o refratário era grande e alto. Assim que eu encontrar ramequins num tamanho bom e que não custem os olhos da cara (sério gente, é só um potinho de cerâmica, por que tão caro???) vou repetir a receita e tentar fazer suflê de chocolate!

Suflê de Queijo

Ingredientes

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 xícaras de leite
3 ovos médios
1 xícara de queijo prato ralado
1/2 xícara de queijo gorgonzola ralado
sal e noz-moscada a gosto
parmesão ralado para cobrir (opcional, não usei)

Modo de Preparo

Comece preparando o molho béchamel com a manteiga, o trigo e o leite. Retire o molho do fogo e acrescente os queijos, mexendo bem até derreter tudo (se precisar volte rapidamente ao fogo). Com o molho ainda quente, acrecente as gemas e mexa bem. Tempere com o sal e a noz moscada.

Pré-aqueça o forno a mais ou menos 200°C ou 250°C.

Bata as claras em neve – não precisa bater até não cair da tigela, elas só precisam ficar firmes. Olha o truque agora: você pega 1/3 das claras e mistura no molho, que já deve ter esfriado um pouco. Então você pega o molho e acrescenta aos poucos nas claras, mexendo delicadamente com uma espátula (e não com o fouet, pro arame não “quebrar” as bolhas de ar), de baixo pra cima.

Coloque em recipientes individuais ou em um refratário, deixando pelo menos 1cm antes da borda. Se quiser cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno e baixe a temperatura para 180°C. Deixe assar até dourar e sirva imediatamente.