Receita de Ramen Burger

ramen-burger-hamburguer-de-miojo

Isto, senhoras e senhores, é um ramen burger. É uma gordice criada em 2013 por um chef especialista em ramen (que é tipo miojo, só que comida de verdade, sabe). Ao invés do pão, o hamburguer leva miojo frito.

Miojo. Frito.

Perdi a chance de experimentar esse lanche num food truck que passou aqui pela cidade e outro dia resolvi fazer em casa mesmo. Não é difícil, mas exige uma certa habilidade pra fritar o miojo sem quebrar tudo – e sem queimar, como eu fiz com a metade de baixo. Olha, eu ia photoshopar o queimado mas não vamos ser hipócritas, deixei passar do tempo na frigideira mesmo.

Você só precisa preparar um pacote de miojo normalmente. Deixe esfriar um pouco, misture um ovo batido e tempere a gosto (pode ser com o tempero do miojo mesmo, ou com sal e pimenta). Deixe na geladeira em um recipiente fechado por cerca de 15 minutos.

Aqueça uma frigideira anti-aderente e acrescente uma colher de azeite. Coloque metade do miojo no centro da frigideira, tentando dar um formato redondo ao macarrão. Quando dourar de um lado, utilize uma espátula para virar e deixar dourar do outro lado. Se você tiver aquelas argolas de alumínio para modelar hamburguer, você pode utilizá-la para ajudar.

Monte o hamburguer e sirva imediatamente, porque se ele esfriar perde um pouco da graça. O recheio fica a seu critério – eu usei hamburguer caseiro feito com bastante alho e alecrim, sardela, maionese de alho e queijo prato.

Olha, é bem gostoso e foi bem legal fazer em casa e experimentar, mas há muito tempo miojo perdeu a graça pra mim e eu achei um pouco enjoativo. É uma comida divertida mas que eu não faço de novo tão cedo.