Receita de Mostarda Caseira


Receita de Mostarda Caseira

Se quando você pensa em mostarda lembra daquela coisa amarela na prateleira do supermercado, esquece. Pensa naquele corredor de importados, onde um potinho de mostarda dijon importada custa uma pequena fortuna. Visualizou? Ok, agora economiza o seu rico dinheirinho e vem aprender a fazer mostarda caseira porque é super fácil.

A parte mais chata é esterilizar tudo (eu morro de preguiça). Essa receita rende mais ou menos cinco vidros, daqueles de geléia – eu já tentei fazer meia receita pra render menos, mas o liquidificador não bate poucas sementes direito. Aproveita e faz pra dar de presente. Aliás, eu sempre guardo qualquer vidro de conserva que tenha uma boa tampa pra essas horas.

As sementes de mostarda você encontra em casas de temperos ou produtos naturais, e custa bem barato. Por aqui eu sempre encontro em pacotinhos de 50g, então usei metade de sementes claras e metade de escuras, só pra dar uma aparência diferentona. Se você quiser um pouco mais amarelinha, pode colocar uma colher (chá) de açafrão em pó ou de cúrcuma, que não altera o sabor. O que altera mesmo é o vinagre – escolha um vinagre de boa qualidade porque vale a pena. Fora isso, o ingrediente mais importante dessa receita é o tempo.

Mostarda Caseira

Ingredientes

100g de sementes de mostarda
6 grãos de pimenta preta
1 colher (sopa) de sal
250ml de vinagre de maçã
500ml de água

Receita de Mostarda Caseira

Modo de Preparo

Esterilize cerca de cinco vidros pequenos, que tenham uma tampa metálica que vede bem, lavando com detergente, repassando com água fervendo e deixando secar com a boca pra baixo sobre um pano limpo. Faça isso também com as tampas.

Num liquidificador (não custa também passar uma água quente no copo do liquidificador antes) coloque as sementes de mostarda, a pimenta e o sal. Acrescente metade do vinagre e comece a bater. Você vai ter um creme bem grosso – vá adicionando o restante do vinagre e a água aos poucos, até as sementes estarem bem trituradas.

Coloque a mostarda nos vidros, até cerca de 1cm da borda. Feche bem. Encha uma panela grande com água, onde caibam todos os vidros, e leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque os vidros dentro com cuidado pra não se queimar. É importante que os vidros fiquem cobertos de água, portanto é super importante que eles vedem bem pra não entrar água neles. Deixe ferver por 10 minutos. Com muito cuidado tire os vidros do fogo – eu recomendo ter uma pinça de cozinha, daquelas bem grandes, porque são ótimas pra várias coisas e eu não conseguiria fazer essa receita sem a minha.

Espere os vidros esfriarem um pouco, embrulhe em papel filme e deixe eles descansarem quietinhos num lugar escuro por um mês. Sim, um mês. Anote no vidro pra não esquecer, marque um evento no seu celular pra lembrar. Pode deixar descansando um pouco mais e você pode abrir conforme for consumindo, mas não pode ser menos porque a mostarda vai estar super ácida, não de um jeito bom. Por passar um mês fora da geladeira é que é essencial esterilizar os vidros com cuidado.

Depois de um mês você vai ter aí vários vidros de mostarda super pheena e metida, gastando umas cinco vezes menos e rendendo umas cinco vezes mais que aquela importada do supermercado.


  Seguir

Uma resposta para “Receita de Mostarda Caseira”

  1. fabiana Queiroz disse:

    …show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *