Receita de Molho de Tomate Caseiro


Receita de Molho de Tomate Caseiro

De tempos em tempos a gente se choca com alguma notícia sobre alimentos industrializados, como nesta semana, em que os molhos de tomate com pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente foram proibidos pela Anvisa.

Oi, como assim limite de tolerância? A quantidade de pelos de roedor nos alimentos não deveria ser, sei lá, zero? (tá, não é assim que a banda toca, mas okey)

Mas gente, vamos combinar? É só ir na feira ou no supermercado, comprar todos os ingredientes, higienizar e preparar um molho de tomate feito em casa!

Os tomates italianos são meus preferidos, mas eu faço o molho de tomates com o que estiver barato e maduro na feira. Se for orgânico, claro, muito melhor. Algumas receitas mandam tirar a casca do tomate. Eu honestamente já tentei dos dois jeitos e acho um desperdício de tempo, de louça pra lavar e de nutrientes. Deixa a casca quieta aí.

Até por causa dos nutrientes eu gosto de fazer o molho em fogo bem baixinho, sem pressa, mas se você estiver sem tempo pode fazer a receita no fogo médio pra alto sem problemas.

Gosta de molho mais pedaçudo? Pica o tomate maior. Gosta de molho lisinho? Bate no liquidificador, ou com o mixer dentro da panela mesmo, e volta um pouco pro fogo até ferver.

Você também pode ajustas as quantidades de alho e cebola com o seu paladar ou com o que combinar mais com a receita onde o molho será adicionado.

Ainda dá pra abusar das ervas frescas – às vezes eu faço essa receita com um galho de alecrim no lugar do manjericão, que pode ser adicionado antes de fechar a panela, ou com bastante orégano fresco.

Use o que você preferir, do jeito que você gostar – essa é a magia de cozinhar em casa: cozinhar do seu jeito e saber exatamente o que está comendo!

Molho de Tomate Caseiro

Ingredientes

800g de tomates maduros picados, sem as sementes
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
1/4 xícara (chá) de manjericão fresco

Receita de Molho de Tomate Caseiro

Modo de Preparo

Aqueça uma panela alta em fogo médio. Adicione o azeite, as cebolas e metade do sal. Refogue até começar a ficar transparente e adicione o alho. Frite por mais um minuto. Adicione os tomates picados e a pimenta do reino e refogue um pouco. Tampe a panela, diminua bem o fogo e deixe cozinhar por cerca de meia hora, ou até ficar na consistência desejada. Se precisar, adicione água aos poucos ou deixe mais tempo no fogo – vai depender da quantidade de água nos tomates. Acerte o sal, desligue o fogo e adicione o manjericão fresco.

Se você tem espaço para congelar, aproveite as ofertas e dobre (ou triplique) a receita pra congelar em porções individuais. Precisou? Pega do freezer, descongela e usa, simples assim. Ter um molhinho de tomate esperto é um dos maiores salva-vidas pra quanto a preguiça de fazer comida ou marmita bate forte – é só cozinhar macarrão, adicionar o molho, jogar um queijo ralado honesto e tá pronto.

Recomendo muito o vídeo da Paola Carosella para o canal Do Campo à Mesa ensinando o molho de tomate caseiro com todas as suas considerações e técnicas sobre comida.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *