Receita de Mjadra

Culinária árabe não é minha melhor amiga – não porque eu não goste, muito pelo contrário, mas porque gergelim, tahine, haleu e za’atar são inimigos da minha ampla alergia alimentar. E tanta coisa boa leva tudo isso né? Tipo o meu homus que eu faço sem tahine (mesmo assim ainda é delicioso, porque grão-de-bico não tem como ficar ruim).

Mesmo assim fui de teimosa fazer o Curso de Culinária Árabe no Sesi Jundiaí em 2007. Sentada no fundo da classe, entupida de anti-alérgico, mas fui. E a mjadra, uma combinação de arroz, lentilha e cebola caramelizada, foi uma das poucas receitas que eu pude experimentar. Ainda bem, porque essa receita é incrível!

Eu só notei que a receita de mjadra não estava no blog quando fiz o #2017bestnine com as 9 fotos mais curtidas do Instagram e a mjadra estava lá no meio. Vamos corrigir essa falha de caráter agora!

Só vou avisar que essa receita rende muito, é comida pra um batalhão. Talvez você queira fazer apenas metade. Mas dá pra congelar prontinha e levar de marmita, viu?

Mjadra

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz
250g de lentilha
600ml de caldo caseiro de frango
2 colheres (sopa) rasas de sal
8 cebolas grandes
azeite

Modo de Preparo

Deixe as lentilhas de molho na geladeira por 2 horas.

Lave bem o arroz e deixe escorrer.

Numa panela, cubra as lentilhas com água e coloque em fogo médio. Quando começae a ferver, espere dois minutos e apague o fogo. Não escorra, você vai usar essa água ainda. Acrescente o sal.

Com um fiozinho de azeite, refogue o arroz. Quando começar a fritar, acrescente a lentilha com a sua água do cozimento e o caldo de frango. Continue o cozimento em fogo médio, misturando sempre. Se for necessário, acrescente um fiozinho de água quente. O ponto certo é quando o arroz ficar macio.

Enquanto isso, corte as cebolas em pétalas e leve ao fogo baixo com uma quantidade generosa de azeite (cerca de 1/4 de xícara) e mexa sem parar, até que elas fiquem bem douradas.

Numa travessa, coloque o arroz com a lentilha e cubra com as cebolas. Sirva imediatamente.

Rendimento: 7 a 8 porções




  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *