Receita de Mini Quiche Lorraine

Receita de Mini Quiche Lorraine

Não gosto muito de fazer uma receita pela primeira vez à noite porque as fotos pro blog ficam esse desastre aí de cima, mas essa mini quiche lorraine caiu super bem no finalzinho da tarde.

Fiz a tradicional receita de quiche lorraine do Receitas Caseiras: Quiches e Salgados, mas ao invés de usar uma forma de torta grande usei a de cupcakes. Não precisa nem untar, porque como a massa leva manteiga ela não gruda.

Quiche Lorraine

Do Receitas Caseiras: Quiches e Salgados

Ingredientes

massa
200g de farinha de trigo
1 pitada generosa de sal
100g de manteiga sem sal gelada
1 ovo levemente batido
2 ou 3 colheres (sopa) de água
1 ovo levemente batido para pincelar

recheio
180g de bacon em tiras finas
3 ovos
noz-moscada a gosto
250ml de creme de leite (fresco ou UHT)
80g de queijo gruyère ralado (usei parmesão)

Modo de Preparo

massa
Peneire a farinha e o sal numa tigela. Acrescente a manteiga cortada em cubos e, com as pontas dos dedos, esfarele a manteiga até ela misturar bem com a farinha. Faça uma cova no centro e acrescente o ovo batido e, aos poucos, a água (dependendo da farinha e do clima talvez ela nem seja necessária pra dar ponto). Trabalhe com uma espátula até o ovo misturar um pouco e sove a massa numa superfície enfarinhada até ficar uma bola lisa (não sove muito). Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos. Abra a massa, cubra a forma de torta, faça furos no fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos, até estar firme. Pincele com o ovo e volte ao forno por mais 7 minutos.

recheio

Aqueça um fio de óleo numa frigideira e frite o bacon. Escorra em papel absorvente e reserve. À parte, bata os ovos e a noz-moscada e tempere com sal e pimenta a gosto. Junte o creme de leite.

Espalhe o bacon no fundo da massa pré-assada e cubra com a mistura de creme de leite e ovos, preenchendo 3/4 da altura da massa. Leve ao forno por 20 a 30 minutos, até que o recheio esteja firme e dourado.

Dicas:

– Se for fazer as quiches em tamanho menor, tome cuidado pra massa não ficar muito grossa (como a minha ficou) e asse por um tempo menor.

– Talvez sobre um pouco de recheio, mas você pode misturá-lo no macarrão ou passar numa fatia de pão de forma, cobrir com queijo ralado e levar ao forno até gratinar.




  Seguir