Receita de Manteiga Caseira

Publicada em 28/09/2013 LaticíniosReceita

Receita de manteiga caseira

Tenho uma lista imaginária de receitas que eu quero aprender a fazer, e a manteiga caseira estava no topo dela até outro dia. Pode ser excesso de gordura, nem ligo – ela não tem corantes nem conservantes nem aditivos, e eu sei direitinho como foi feita.

Eu já sabia que ela é basicamente creme de leite fresco batido, e que a água que solta desse processo é o famoso buttermilk, mas a receita que eu conhecia era feita à mão (apenas preguiça infinita de ficar chacoalhando creme de leite num vidro). Quando eu vi o vídeo do ICKFD e no dia seguinte topei com o creme de leite fresco no supermercado encarei isso como um sinal do universo: tire a batedeira do armário e faça manteiga caseira!

Não encontrei nada sobre manteiga caseira nos meus livros, então fui lá no Prato Fundo atrás de uma segunda opinião; por sua vez ele indica o Kayotic Kitchen, que tem fotos ótimas do processo todo. E vou ser sincera: eu mesma não fotografei o processo porque espirra buttermilk pra todo lado, e eu tenho muito apego na minha câmera ainda pra tirar com ela fotos de coisas que espirram xD

Basta gelar bem o creme de leite fresco (tem que ser fresco com no mínimo 35% de gordura, o de caixinha não serve) e bater numa batedeira ou processador que aguente uns 15 minutos ligado na potência média – se a batedeira tiver tigela de inox, deixe-a na geladeira antes de usar. Quando você bate o creme de leite, primeiro ele vira um chantilly, depois o chantilly desanda e o creme começa a separar entre água e uma gordura amarelada – continue assim que você tá fazendo isso certo.

Quando a massa de gordura ficar bem compacta – pra mim demorou 12 minutos – escorra e guarde a “água” que é o buttermilk (use pra fazer cupcakes!) e esprema a manteiga numa peneira embaixo de água gelada – quanto mais buttermilk tiver dentro da sua manteiga, mais rápido ela vai estragar.

Dividi a manteiga em duas partes, uma eu deixei natural e outra eu temperei com sal marinho e ervas. Fiz bolinhas mais ou menos do tamanho de uma porção e guardei dentro de potinhos com água filtrada dentro da geladeira – cada vez que eu ia comer, trocava a água e deixava só o tanto de manteiga que eu ia usar amolecendo em temperatura ambiente. Durou 5 dias, que foi o tempo que a gente levou pra comer tudo, mas não deve passar de uma semana ok?

E vamos combinar, manteiga é tudo de bom nessa vida.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *