Receita de Lombo de Porco com Vinho Tinto


Receita de Lombo de Porco com Vinho Tinto

Eu surtei loucamente com essa receita de lombo de porco assado no vinho tinto no curso de Natal do Sesi Jundiaí (onde mais né?). É daquelas receitas de comer rezando de tão boa.

Ao invés do lombo usei a copa lombo – sim, o corte do porco que é usado pra fazer a copa. É mais saborosa que o lombo, e como é mais marmorizada acaba sendo mais suculenta. Que vamos combinar que lombo assado seco é a treva. É só pedir pro açougueiro uma peça sem o osso. Se você não encontrar, pode usar o lombo mesmo, ou o filé mignon suíno.
Receita de Lombo de Porco com Vinho Tinto

Se a peça for muito grande (com mais de 1,5kg), corte no meio, marine e asse em duas peças como eu fiz. Como toda carne assada de responsa, essa receita começa a ser preparada com 24h de antecedência, então se programe!

Lombo de Porco com Vinho Tinto

Ingredientes

1,5kg de copa lombo suíno (ou lombo suíno, ou filé mignon suíno)
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de tomilho fresco
1 xícara (chá) de suco de laranja (mais ou menos 4 frutas)
2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
1 colher (sobremesa) de sal
4 cebolas médias

Modo de Preparo

De véspera, limpe a carne tirando os pedaços maiores de gordura. Coloque dentro de um saco plástico próprio para assar carnes e adicione os outros ingredientes exceto a cebola dentro do saco. Feche bem, tentando não deixar ar dentro, coloque numa tigela e leve pra geladeira. De vez em quando dê uma viradinha na carne pra ela marinar por igual.

Receita de Lombo de Porco com Vinho Tinto

No dia seguinte, forre bem uma assadeira com duas camadas de papel alumínio (você quer esfregar assadeira? não quer né? então forra), espalhe as cebolas cortadas em 4 e coloque a carne por cima. Regue com a marinada, cubra com papel alumínio e deixe descansando por 20 minutos fora da geladeira, enquanto o forno pré-aquece. Assim, a carne entra em temperatura ambiente no forno quente e não perde tanto os sucos.

Receita de Lombo de Porco com Vinho Tinto

Calcule o tempo de forno da carne coberta com papel alumínio assim: 15 minutos, mais 1h para cada kg de carne. Asse em forno brando pra carne não dourar por fora e continuar crua por dentro, que carne de porco crua é um perigo né? Aí sim tire o papel alumínio e volte ao forno até dourar.

Pra não errar, eu deixei a carne no forno baixo por três horas coberta com o papel alumínio. Assei o peru e castanhas junto pra aproveitar o gás. Só depois disso tirei o papel alumínio e voltei pro forno até dourar.

Quando a carne dourar, tire ela do forno e reserve. Aquele líquido que sobrou na assadeira vai virar o molho. Coloque numa panela e leve ao fogo baixo até reduzir e encorpar.

Fatie a carne, arrume numa vasilha e cubra com o molho. Sirva acompanhado de batatas rústicas ou farofa.

Rendimento: entre 8 e 10 porções. Se sobrar, faça farofa, ou congele imediatamente e use pra fazer inveja nos seus colegas de trabalho levando de marmita.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *