Receita de Limoncello Caseiro

Receita de Limoncello (licor de limão siliciano)

Fazer licor em casa é facinho e depois do licor de jabuticaba no final do ano eu peguei gosto pela coisa. Acho um ótimo exercício de paciência esperar 10, 15, 30 dias até o licor ficar pronto.

O limoncello é o licor de limão siciliano e é super fácil de fazer (e tá carinho pra comprar né?).

Consultei várias receitas, e a maioria leva em média 1kg de açúcar para cada litro de vodka. Acho muito! Como eu detesto qualquer comida/bebida doce demais adaptei a receita pro meu paladar (como diz este blog, cada família tem a sua receita). Mas se você gosta de bebidas bem doces, vá aumentando a proporção de açúcar e água para a calda e acrescente à vodka aos poucos, até ficar de acordo com o seu paladar.

Já que a pior parte é esperar, faça logo vários litros. Certeza que o licor vai acabar muito rápido. E se você tiver a oportunidade de usar limões orgânicos pra essa receita, melhor ainda!

Receita de Limoncello (licor de limão siliciano)

Limoncello caseiro (licor de limão siciliano)

Ingredientes

1 litro de vodka
8 limões siliciano
400g de açúcar refinado
800ml de água

Modo de Preparo

Lave bem os limões, esfregando a casca com uma escovinha. Seque bem. Com uma faca afiada, tire a casca do limão, com cuidado pra não deixar a parte branca (ela vai amargar o licor). Pique grosseiramente as cascas e deixe de molho na vodka, num recipiente de vidro bem limpo e seco. Feche bem e deixe descansar num lugar escuro de 10 a 14 dias (de vez em quando chacoalhe um pouco o vidro, que eu bem sei que você vai ficar espiando toda hora =D).

Passado esse tempo, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo. Quanto levantar fervura deixe por 20 minutos, até formar uma calda (tome cuidado pra não ficar dourada demais). Deixe esfriar.

Enquanto esfria, coe a vodka num filtro de café de papel, para tirar os cisquinhos da casca do limão. Misture tudo, coloque numa garrafa e deixe descansar por mais uns 20 dias. Depois desse tempo, guarde no freezer e sirva assim mesmo, trincando de gelado – se você usar uma vodka de qualidade, a bebida não vai congelar (e se congelar também, descongela rapidinho).

Licor de limão taiti

Ah, e dá pra fazer licor de limão taiti com a mesma receita! Honestamente fiquei em dúvida sobre qual dos dois é mais gostoso! (e eu tinha uma esperança de que ele ficasse verde bandeira, que é uma cor linda nos primeiros dias, mas ele amarela e fica exatamente da cor do limoncello)




  Seguir