Receita de Kibe de Peixe

Receita de Kibe de Peixe

O kibe de forno é uma das receitas mais práticas pra levar de marmita – é fácil de fazer, de congelar, e como a gente assa um dia antes fica super fresquinho.

Como eu diminuí o consumo de carne vermelha, lembrei do kibe de peixe que eu aprendi há um tempo no Sesi Jundiaí e resolvi testar. Deu super certo! Ficou uma marmita leve, e é uma ótima maneira de incluir peixe no cardápio da semana.

Kibe de Peixe

Ingredientes

250g de trigo de kibe
1kg de peixe (merluza, pescada, tilápia, cação)
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
suco de 1 limão
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 colher (sopa) de hortelã picada
1 colher (sopa) de vinagrete desidratado
óleo ou azeite para untar e regar

Modo de Preparo

Hidrate o trigo, colocando numa tigela funda e cobrindo com água fria dois dedos acima da superfície. Cubra a tigela e deixe descansando por cerca de 20 minutos.

Tempere o peixe com sal, a pimenta e o suco de limão. Frite os filés rapidamente numa frigideira grande em fogo médio, e deixe cozinhar por 5 minutos. Pingue água quente para não deixar dourar.

Deixe o peixe esfriar um pouco e desfie. Retire os espinhos, se tiver. Misture com o trigo de kibe hidratado, a cebola, o alho, a hortelã e o vinagrete desidratado. “Sove” bem até ficar homogêneo e meio grudentinho – o melhor jeito é colocar uma luva na mão e meter a mão na tigela pra misturar mesmo. É bom pra desestressar inclusive.

Unte um refratário com óleo ou azeite e arrume a mistura do peixe, apertando bem (a luva na mão ainda é amiga aqui). Regue com azeite e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

Eu tenho pra mim que o trigo de kibe suga todo o sal da receita, então prefiro salgar um pouquinho na hora de comer (sem exagero!), ou acrescentar alguma coisa salgada como coalhada temperada, vinagrete ou algum molhinho caseiro. No lugar do vinagrete desidratado (uma mistura de tomate, cebola e cheiro verde desidratados) você pode usar o tempero que preferir – lemon pepper fica super gostoso, ou você pode usar tomate picado, mais uma cebola e cheiro verde frescos mesmo.

Para congelar, arrume a mistura do peixe em refratários e congele cru. Um dia antes, descongele na geladeira, regue com o azeite e coloque para assar no forno médio sem pré-aquecer, até dourar.

Rende 5 porções individuais, que eu congelo pra levar de almoço. Foi um ótimo jeito que eu encontrei pra incluir peixe na marmita.




  Seguir