Receita de Kibe de Forno Recheado

Receita de kibe de forno

Fiquei bem chateada quando eu vi que o site do TV Culinária, programa da Gazeta, saiu do ar. O acervo de receitas do site era enorme, e tinha uma receita de kibe lá que eu queria muito fazer. Como a vontade de comer kibe assado não passou, acabei indo procurar uma receita na minha segunda fonte de receitas, o Edu Guedes. Mas aí alguns anos depois eu aprendi a fazer kibe de peixe no Sesi e adaptei de novo a receita.

Esse kibe de forno fica uma loucura de delícia e é super, mega fácil de fazer. Rende bastante, mas por ser levinho come-se que é uma beleza.

Kibe de Forno Recheado

Ingredientes

250g de trigo de kibe
500g de carne moída
2 cebola grandes picadas
4 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de hortelã picada
sal e pimenta a gosto
muçarela a gosto
azeite para regar

Modo de Preparo

Hidrate o trigo, colocando numa tigela grande e completando com água fria, até dois dedos acima da superfície do trigo. Deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Colocando só dois dedos de água acima do trigo você hidrata na medida certa e não precisa escorrer, e assim o kibe fica mais molhadinho. E a água fria é pra não começar a cozinhar a carne antes da hora.

Acrescente a carne, a cebola e o alho, tempere com hortelã picadinha, sal e pimenta. Misture tudo com a mão (eu coloco uma luva de plástico antes, sou dessas) e “sove” bem até ficar homogêneo.

Unte um retratário, espalhe metade da massa, coloque o queijo e cubra com a outra metade. Regue com um fio de azeite, leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até a parte de cima do kibe formar uma casquinha dourada.

O recheio pode ser catupiry, parmesão, ou você pode também colocar legumes ou um pouco de tomate picado e temperado. E depois de pronto fica perfeito acompanhado de coalhada seca.

Essa quantidade rende cerca de 5 porções. Eu congelo para levar de marmita montado mas ainda cru, em porções individuais. Pra descongelar, é só deixar na geladeira um dia antes, cobrir com um fio de azeite e levar para assar no forno médio sem pré-aquecer, até dourar.




  Seguir