Receita de Ketchup Caseiro



Receita de ketchup caseiro

Eu e a minha velha mania de não conseguir seguir uma receita à risca né? Vi no La Cucinetta uma receita de katchup caseiro e fiz tudo direitinho, mas nem tinha terminado uma receita e já comecei outra, só que com algumas adaptações.

Olha, vale muito a pena fazer ketchup em casa! Além de ficar delicioso, você pode dar seu toque pessoal no tempero. Nem preciso dizer o quanto é mais saudável comer uma coisa que você sabe exatamente como foi feita e o que levou, sem conservantes nem corantes nem aromatizantes né? Só recomendo fazer bastante de uma vez, pra deixar guardado, que esse ketchup acaba rápido que é uma maravilha.

Ketchup Caseiro

Adaptado da receita do La Cucinetta

Ingredientes

750g de tomate sem sementes
250g de cebolas
250g de maçãs com casca
3/4 xícara de açúcar cristal (usei orgânico)
1 xícara de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de sal (usei marinho)
1/3 colher (café) de pimenta caiena
1/2 colher (café) de pimenta da jamaica
1/2 colher (café) de pimenta do reino
1/2 colher (café) de cravo em pó

Modo de Preparo

Bata o tomate, a cebola e a maçã no liquidificador junto com o vinagre. Passe numa peneira fina, apertando bem pra desperdiçar o mínimo possível (se pans você pode acrescentar mais 1/2 xícara de água nessa polpa que sobra, bater mais um pouco e coar de novo). Acrescente os outros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando pra não grudar, até adquirir a consistência de ketchup, durante mais ou menos uma hora (fique de olho pra não grudar nem queimar!).

Eu guardei em dois vidros de café solúvel (daqueles médios de 100g), que foram lavados antes em água fervente. De qualquer maneira, fiquei com medo do calor estragar meu ketchup querido e guardei na geladeira, mas aqui em casa não durou muito não viu.

A Ana fez o ketchup com aparas de maçãs, e por isso usou mais açúcar. É uma ótima idéia ir guardando as cascas no congelador pra esse tipo de receita, mas como eu usei maçãs inteiras (e super docinhas) a quantidade de açúcar diminuiu bastante. Na dúvida, coloque menos temperos e acerte o gosto depois que o ketchup já estiver no fogo há alguns minutos.

E nunca mais compre ketchup no supermercado.