Receita de Iogurte Natural

Publicada em 31/01/2012 LaticíniosReceita

Receita de Iogurte Natural Caseiro

Vocês sabem que a vibe aqui do blog é fazer as coisas em casa, sem conservantes nem aditivos. Eu não era muito chegada em iogurte natural não, mas ele é base pra uma coisa que eu sou loucamente apaixonada, coalhada, que é super cara pra comprar pronta, então fui aprender a fazer um pra poder fazer o outro.

Claro que além da coalhada o iogurte pode ser usado para milhões de receitas – bolos, molhos para saladas, vitaminas… a lista é gigante. E acabou que eu acabei pegando gosto pelo iogurte e agora não vivo mais sem!

Meu jeito preferido de consumi-lo é com geléia caseira de morango, mas eu também sou fã de iogurte com aveia ou com chia pro lanche da tarde. Também vai bem com damascos picados na sobremesa. Ou puro mesmo. Claro que ele fica delicioso com mel, mas eu não consigo gostar de iogurte adoçado tipo esse iogurte grego que virou moda. Não desce.

A receita de iogurte caseiro é super fácil! Eu recomendo muito que vocês tenham um termômetro culinário (esses chineses são ótimos e baratos), que vai servir também pra outras receitas. Mas se não tiver dá pra fazer também.

iogurte-natural-batido-com-morango

Olha batido com geléia caseira de morango que coisa linda que fica. E chuta bundas de qualquer “iogurte de morango” comprado no supermercado.

Iogurte Natural Caseiro

Ingredientes

1 pote de iogurte natural integral
leia o rótulo, alguns iogurtes naturais tem tantos aditivos que nem vale a pena
1 litro de leite
de caixinha não serve, precisa ser de saquinho ou de garrafa que fique dentro da geladeira do supermercado

Modo de Preparo

Numa panela alta, leve o leite ao fogo baixo, mexendo de vez em quando pra panela não queimar no fundo. Quando estiver quase fervendo, mas sem chegar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46°C. Na falta de um termômetro, tire um pouquinho do leite num copo e coloque o dedo (limpo, pelo amor de deus) dentro. Se você conseguir ficar com o dedo lá dentro por 10 segundos sem se queimar, a temperatura está ok.

Acrescente o potinho de iogurte, que já deve estar fora da geladeira desde quando você desligou o fogo do leite, e misture devagar com um fouet, batedor de ovos ou alguma coisa parecida, pra aerar a mistura.

Tampe a panela, embrulhe em toalhas e deixe essa mistura descansando num lugar quentinho por 6 a 9 horas, dependendo da temperatura do dia e da acidez que você deseja (quanto mais tempo você deixar o iogurte descansando, mais ácido ele fica). Se estiver muito frio, você pode aquecer um pouco o forninho elétrico e guardar lá dentro de um dia pro outro. E se a sua cozinha tiver muita formiga, embrulhe a panela em plástico filme.

Depois de descansar, bata o iogurte com um fouet, mixer ou no liquidificador pra ficar bem lisinho. Está pronto pra usar! Ele vai durar cerca de 10 dias dentro da geladeira, de novo, dependendo do clima. Algumas pessoas guardam um potinho do iogurte para fazer a receita seguinte, mas eu prefiro comprar um potinho novo no supermercado. Coisa minha.


  Seguir

4 respostas para “Receita de Iogurte Natural”

  1. olá gostaria de saber tira o soro do iogurte atural ou não precisa.
    fiz 2 vezes não deu certo fi ou muito liquido precisa ficar 12 horas ou 24 horas em descanso obrigado sandra drumont.

  2. Kika disse:

    Se você tirar o soro ele deixa de ser iogurte e passa a ser coalhada. O tempo de descanso é o que está no post.

  3. Nazira Oliveira disse:

    Gostaria de saber qual o leite similar ao da receita q poderia usar, pois na minha cidade não existe leite de saquinho. Grata.

  4. Kika disse:

    Leite de vaca natural dá certo. Sò não dá com leite de caixinha nem com leite em pó por causa dos aditivos que eles levam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *