Receita de Sal de Ervas


receita de sal de ervas

Todo mundo tem um período na vida em que as coisas não estão muito bem e a gente passa por nervoso atrás de nervoso. Os últimos meses foram assim pra mim, e duas vezes eu cheguei no consultório do médico com a pressão meio alta. Aí já comecei a me preocupar, porque além de ter entrado na casa dos 30 eu tenho predisposição genética a hipertensão e estou muito, muito acima do peso.

Naturalmente eu não gosto de comida muito salgada, mas tenho um fraco por salgadinhos e pipocas industrializadas que só por gezus. Pretendo cada vez mais aprender a fazer petisquinhos caseiros, assim eu mesma posso controlar a quantidade de sal que eles vão levar (com biscoitos doces eu já faço isso, quase não compro mais biscoitos prontos, prefiro fazer em casa). Se bem que quando a gente começa a ler rótulos entra em desespero, porque até o leite de caixinha tem níveis elevados de sódio.

E sabem quando dizem que a gente deve abusar da quantidade de tempero na comida pra aumentar o sabor? A mais pura verdade. Aí no Gordelícias (sempre essas lindas) eu vi esse post sobre consumo consciente de sal e uma coisa mágica: a receita do sal de ervas. É uma campanha da Prefeitura de São Paulo, que ensina a fazer essa mistura caseira que substitui o sal comum e dá mais sabor aos alimentos.

E gente. Que sabor!

receita de sal de ervas campanha consumo consciente de sal

Pra fazer o sal de ervas basta bater no liquidificador partes iguais de sal, alecrim, manjericão, orégano, salsinha (todas as ervas desidratadas) e guardar num pote seco. Você vai usar essa mistura no lugar do sal, tanto na preparação da comida quanto na salada. Mas abre o olho, porque eu achei que a mistura salga muito mais do que o sal sozinho.

Além disso, aqui em casa há muito tempo a gente substituiu o sal comum pelo sal marinho, que tem menos sódio.

Essa campanha da Prefeitura de São Paulo é do final do ano passado, mas honestamente eu acho que essa campanha deveria estar sendo veiculada em todos os meios de comunicação e em rede nacional. É muito útil pra gente não sair por aí espalhando.


  Seguir

Uma resposta para “Receita de Sal de Ervas”

  1. graça peruna disse:

    eu amei a ideia e vou fazer …muito obr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *