Extrato de baunilha

Publicada em 01/08/2011 IngredientesReceita

extrato-de-baunilha

Cozinha da Kika 101: extrato natural de baunilha. Eu avisei que eu sou xiita, não avisei? Pois é, não faço nada com extrato artificial de baunilha desde que eu descobri a dica da Cinara.

Em um vidro com tampa, de preferência escuro (os de azeite, fervidos com detergente e bem repassados, são perfeitos!), coloco duas favas de baunilha cortadas no meio e cubro com meio litro de vodka. Deixo lá no fundo do armário, num lugar escuro, por pelo menos dois meses antes de usar. De vez em quando vou lá e acrescento mais um pouco de vodka, ou mais uma fava de baunilha.

Escolho sempre uma vodka com um preço intermediário, nem muito barata nem muito cara. As favas de banilha eu gosto de comprar no Mercadão de São Paulo, mas no Mercadão da Vila Arens aqui em Jundiaí às vezes eu encontro também. Quando o extrato começa a ficar muito claro, uso a bebida até o fim, aproveito as favas em outras receitas (como panna cotta por exemplo) e começo tudo de novo.

Esse extrato da foto é novo e tem um mês. Ainda vou adicionar mais favas de baunilha. Já tirei desse vidro transparente e passei pra um verde escuro muito lindo que eu desocupei de um azeite.

Quer ver uma coisa que eu adoro? Cortar 1/3 dessas favas já mais velhas e ferver no leite de manhã. Uma delícia!


  Seguir

6 respostas para “Extrato de baunilha”

  1. Silvia Waldsztejn disse:

    Kika, você é demais mesmo! Adoro ler tudo o que você escreve e com que riqueza de detalhes…. Consigo enxergar você na cozinha. Bem, vamos ao que interessa: açúcar de baunilha, feita em casa, dica da minha sogra, húngara, doceira de berço! Açúcar cristal, favas de baunilha cortadas ao meio, coloque num pote bem fechado e esqueça lá. Vá usando depois de deixar aprox. 15 dias descansar. Quando o açúcar vai acabando, vá acrescentando mais açúcar e as favas duram bastante tempo. O que você acha disso? Um beijo. Boa semana! Ah, já te mandei uma receita de cookies de tahine e outra de amendoim???

  2. Kika disse:

    Eu acho que comprei 4 favas hoje e vou fazer esse açúcar primeira coisa amanhã cedo xD

    Então, mandou… os de mel q vc me pediu a foto eu ia colocar no blog, mas perdi a foto. Ficaram uma delícia! Mas eu tô com uma crise séria de alergia que eu não descubro do que é, então cortei tudo o que tem de diferente da cozinha por um tempo, mais nozes e amendoim e coisas do tipo (algumas receitas minhas aqui eu já tinha feito há mais de um mês). Mas os cookies de tahine estão no meu caderninho de receitas pra fazer.

  3. Silvia disse:

    @Kika, não acredito que levei tanto tempo para ler sua resposta. Você melhorou? Já pode testar as receitas. Um beijo com carinho!

  4. Kika disse:

    Então, eu comi gergelim preto e tive uma crise séria de alergia, aí tô desconfiada que pode ser disso. Mas não consegui consulta com a alergista pra fazer o teste ainda. É um saco isso de alergia ¬¬

  5. rodrigo disse:

    Oi amore, abro elas e raspo as sementes?
    Obrigado!

  6. Kika disse:

    Isso! Você pode abrir no meio com uma faca bem afiada ou cortar com uma tesoura de cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *