Extrato de cardamomo e extrato de gengibre, cravo e canela


Extrato de cardamomo e extrato de gengibre, cravo e canela

Eu gosto tanto do extrato caseiro de baunilha que inventei duas variações dele.

O extrato de cardamomo eu fiz porque comprei um vidrinho dessa especiaria em sementes, e não é muito fácil utilizá-lo assim nas receitas porque o sabor picante e levemente cítrico fica um pouco acentuado. Separei várias sementes, cobri com vodka e deixei descansando. Uma semana depois já estava cheirosa o suficiente pra começar a usar. Substituo a baunilha pelo extrato de cardamomo em receitas cítricas com o sabor bem acentuado, como cookies de limão.

Já o cardamomo em pó você pode usar em várias receitas que levam especiarias ou ingredientes cítricos. Infelizmente não é muito fácil de se encontrar aqui em Jundiaí, só vi uma vez no supermercado mas a validade era muito curta e por isso comprei as sementes.

Já o extrato de gengibre, cravo e canela é a coisa mais cheirosa do mundo! Olha a cor que fica isso, mal se enxerga os ingredientes lá dentro. Usei dois paus de canela, cinco cravos e três pedaços de gengibre fresco. Gosto de usar esse extrato em receitas que combinam com a canela, como bolos de fubá e cookies de passas.

A idéia é a mesma da baunilha: cubro os ingredientes com vodka e deixo os vidros num lugar escuro e depois de um mês ou dois começo a usar. Apesar dos meus vidrinhos serem de Nescafé, não recomendo: se você agitá-los, eles vazam. Dê preferência a um vidro que vede bem (mas enquanto eu não tenho outro, vai nesses mesmo).


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *