Receita de Creme Inglês


Receita de Creme Inglês (Crème Anglaise)

O creme inglês, ou crème anglaise, é uma das receitas base da confeitaria francesa. Ele leva apenas leite, gemas, açúcar e baunilha, mas é bem chatinho de fazer. Só que super compensa porque é uma delícia!

Peguei essa receita no fofíssimo Famosas Sobremesas Francesas.

Creme Inglês (Crème Anglaise)

Ingredientes

6 gemas
100g de açúcar
500ml de leite
1 fava de baunilha

Modo de Preparo

Peneire as gemas tomando cuidado pra não esfregar a colher na peneira pra que a película que envolve a gema não passe pro creme – essa é uma das coisas que fazem o creme ficar com aquele cheiro pavoroso de ovo. Adicione o açúcar e bata na batedeira em velocidade média até ficar um creme bem branquinho – a segunda coisa que deixa cheiro de ovo no creme é bater pouco.

Enquanto isso, corte a fava da baunilha ao meio, raspe as sementinhas e coloque tudo (sementes e casca da fava) dentro do leite. Leve ao fogo médio e desligue quando levantar fervura – cuide bem da panela com o leite pra não desperdiçar baunilha! Passe por uma peneira para tirar as cascas da baunilha e alguma nata que possa ter ficado no leite. Essa casca da fava que sobrou você pode ferver novamente numa receita de panna cotta ou no seu café com leite mesmo.

Agora vem a parte da temperagem. Pegue meia xícara do leite quente e adicione um pouco da mistura das gemas, batendo bem. Em seguida, adicione essa mistura às gemas batidas. E aí adicione isso à panela com o leite e volte ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula até engrossar. O ponto certo é, quando passando o dedo pela espátula, o risco do dedo fica marcado – mas esse creme não é dos mais firmes não, não espere um mingau de amido de milho!

Ai Kika socorro talhou tudo!!!

Calma. Calma. CALMAAAA!!! Pode talhar mesmo, se a temperatura do fogo estiver errada as gemas cozinham rápido demais. Se isso acontecer não vai jogar tudo fora não que baunilha tá os olhos da cara! Bata o creme no liquidificador (cuidado porque ele vai estar quente e vai subir vapor), ou com um mixer dentro da própria panela, até ele ficar lisinho. Em seguida, coloque a panela dentro de uma tigela com água gelada pra dar choque térmico. E aí volte ao fogo baixo até engrossar mais um pouquinho. Não vai ficar exatamente com a mesma textura do creme certo, mas a não ser que você esteja treinando pra algum reality show de culinária, dá pro gasto.

Além de peneirar as gemas, de temperar as gemas, do risco das gemas talharem… ainda tem a parte mais chata que é cobrir o creme com filme plástico bem rente à superfície pra ele gelar sem formar aquela película em cima. Esticar o filme plástico é coisa pra profissionais. Claro que você sempre pode tampar o creme do seu jeito, apenas pra ele não pegar cheiro na geladeira, e depois tirar a película com cuidado antes de usar (e comer a película como quem raspa a tigela do bolo, por que não???).

Depois de gelado você pode usar o seu creme inglês na sua receita.

Ai Kika mas baunilha tá cara/não encontro fava de baunilha na minha cidade!

Dá pra substituir a fava por duas colheres de sopa de extrato caseiro ou uma colher de chá de essência de baunilha. Neste caso, adicione só depois de tirar o creme do fogo.

Bolo de Chocolate com Creme Inglês

Eu resolvi fazer esse creme em casa porque na primeira tentativa do bolo de coração o bolo de chocolate esfarelou muito na hora de cortar e precisei assar uma receita diferente, então fiz uns bolos de pote pra não desperdiçá-lo. Alternei camadas de bolo molhado com rum e camadas de creme. Chato, né?


  Seguir

2 respostas para “Receita de Creme Inglês”

  1. Felipe Barenco disse:

    ahhhh você publicou a receita!

  2. Kika disse:

    Então… Depois eu fiz com creme de leite pra fazer sorvete e achei melhor… Preciso pesquisar mais a receita pra divulgar mais o post…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *