Receita de Homus


Receita de Homus (pasta de grão-de-bico)

Outra receita que veio do curso Cozinha Descomplicada Para o Dia-a-Dia no Senac Jundiaí foi o homus (ou hommos), pasta de grão de bico com tahine extremamente saborosa e que dá uma baita saciedade nas refeições.

O tahine é uma pasta de gergelim bem comum na culinária sírio-libanesa, maaas… eu não como gergelim, então estou indicando na receita a quantidade que aprendemos na aula, então a textura do seu homus vai ficar um pouquinho diferente das fotos deste post. Você encontra o tahine em casas de produtos árabes ou em grandes supermercados, ele vem pronto numa latinha, mas você também pode fazer o seu tahine em casa porque é bem simples (e sempre tem a vantagem de não ter conservantes). E se não quiser colocar tahine pese a mão no suco de limão que tá tudo certo também.

O bicarbonato de sódio no cozimento do grão-de-bico é pra deixar a casca mais molinha e dar uma textura mais lisa ao homus. E é sempre bom acrescentar um fio de óleo na hora de cozinhá-lo na panela de pressão para evitar a espuma que entope a válvula da panela.

Homus (Pasta de Grã-de-Bico)

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de grão de bico seco
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de tahine
suco de 1 limão (pode ser siciliano)
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cúrcuma ou açafrão-da-terra (é opcional, só pra dar uma cozinha)
1 pitada de pimenta-do-reino

Receita de Homus (pasta de grão-de-bico)

Modo de Preparo

Lave o grão-de-bico, coloque num recipiente com tampa e cubra com água até mais ou menos 2 dedos acima dos grãos. Deixe de molho na geladeira por pelo menos 8 horas.

Escorra o grão-de-bico, coloque numa panela de pressão com o bicarbonato de sódio, uma pitada de sal e um fiozinho de óleo, cobrindo com água também uns 2 dedos acima do grão. Quando a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Se você não tiver panela de pressão, cozinhe até ficar bem macio, quase desmanchando.

Novamente escorra o grão-de-bico, guardando a água do cozimento. Com ele ainda quente, bata no liquidificador, no processador ou no mixer o grão de bico, o tahine, o suco de limão, o alho, o azeite o sal, a cúrcuma, a pimenta e 1/2 xícara da água do cozimento. Bata até ficar bem lisinho – se precisar, acrescente mais água do cozimento. Lembre-se que depois de frio o homus vai ficar mais firme, então deixe a consistência um pouco mais pastosa. Ajuste os temperos de acordo com o seu gosto, colocando mais limão, alho, tahine ou sal se achar necessário. Coloque num recipiente de vidro, cubra com azeite e mantenha em geladeira por até 5 dias. Se ficar muito seco, acrescente um pouco mais azeite.

Receita de Homus com Aspargos

O homus recém processado, ainda morninho, fica incrível com alguns aspargos passados na frigideira com manteiga, sal e pimenta do reino. Eu sei que aspargos frescos não são muito fáceis (nem baratos) de encontrar, mas são uma delícia!


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *