Receita de Frango com Especiarias


Frango com Especiarias e Farofa de Cenoura e Pinhão do Sesi Chef 2016

2016 não foi dos melhores anos – e eu não tô dizendo isso pra engrossar o coro dos memes não, pra mim pessoalmente foi um ano bem puxado. Mas uma coisa boa que aconteceu este ano foi o Sesi Chef, o concurso de culinária do Sesi SP. Eu que passo o ano fazendo os cursos do Sesi obviamente participei do concurso, e com muito amor no coração e sem disfarçar o orgulho fiquei em primeiro lugar na etapa de Jundiaí. O que significa que a minha receita, junto as outras duas melhores de cada cidade participante, entrou pra um livro lindo que a Editora Sesi SP lançou.

Fiz um frango com especiarias e farofa de cenoura e pinhão. O frango fica super macio e suculento, farofa eu nem falo nada que eu amo, e como a proposta do concurso era o aproveitamento integral dos alimentos eu usei cenoura ralada, talos e ramas na farofa. Eles são deliciosos, mas geralmente o pessoal joga fora na feira. Um pecado, porque é comida, e comida não deveria ir pro lixo assim. Da próxima vez que você for comprar cenouras na feira, peça as ramas pro feirante, lave bem, seque, separe os talos das ramas (os talos são mais crocantes, e as ramas são mais aromáticas), pique e congele. Dura um mês no freezer e vai muito bem no lugar do cheiro verde!

E como este ano não está fácil, o frango com especiarias é uma receita perfeita pras ceias de final de ano, porque é barato, é fácil de fazer e é gostoso pra caramba. No concurso eu juntei o frango com a minha queridinha farofa de pinhão, mas fica uma delícia também com purê de mandioquinha.

Frango com Especiarias e Farofa de Cenoura e Pinhão do Sesi Chef 2016

Frango com Especiarias

Ingredientes

4 sobrecoxas de frango, já dessossadas e sem pele
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de cúrcuma em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
água quente, o quanto baste

Receita de frango com especiarias e purê de mandioquinha

Modo de Preparo

Numa tigela, coloque as sobrecoxas, passe o limão nos pedaços e acrescente os temperos secos e o sal. Misture bem, para que os temperos cubram toda a superfície do frango.

Aqueça o azeite numa panela grande, em fogo médio. Coloque as sobrecoxas e deixe dourar. Vire as sobrecoxas para dourarem do outro lado. Acrescente a água quente aos poucos e cozinhe o frango com a panela fechada.

Rendimento: 4 porções. Pode congelar pronto pra levar de marmita – inclusive eu já congelo em cima do arroz, assim já guardo a marmita prontinha.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *