Receita de Frango com Crosta de Queijo

Publicada em 05/04/2017 AvesReceita

O Curso de Carnes do Sesi Jundiaí foi incrível, e na segunda aula a gente saiu de estômago cheio e coração quentinho, porque tudo estava simplesmente divino!

Na hora de fazer as receitas em casa para publicar no blog, escolhi começar por essa receita de frango com crosta de queijo porque era a mais fácil de todas, e já serviu pro almoço de sábado e pra marmita. Ele tinha um molhinho feito a partir das sobras da assadeira, mas eu acabei não fazendo porque o queijo na assadeira ficou muito escuro. Uma pena porque era bem gostoso o molho.

Você pode usar filé de peito de frango, mas a carne da sobrecoxa é mais saborosa e mais suculenta. E pra marinada você pode usar os temperos que você preferir, ou substituir o vinagre por vinho branco seco para dar um sabor mais sofisticado.

Frango com Crosta de Queijo

Ingredientes

600g de sobrecoxa desossada
1 cebola média
4 dentes de alho
1 galho de alecrim
1/4 xícara (chá) de vinagre de maçã
pimenta do reino a gosto
noz-moscada a gosto
sal a gosto
70g de queijo minas ralado grosso
70g de queijo parmesão ralado grosso
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
2 claras
1/4 xícara (chá) de leite

Modo de Preparo

Limpe o frango e corte em pedaços de no máximo 10cm, não muito altos e todos mais ou menos do mesmo tamanho para assarem por igual.

Bata o vinagre, a cebola, o alho e as folhinhas do alecrim no liquidificador. Coloque o frango num refratário, cubra com a mistura do liquidificador, acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Cubra e deixe marinando na geladeira por pelo menos 3h, ou de preferência de um dia pro outro.

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima – é importante colocar o frango no forno bem quente para ele não soltar água. Misture os queijos e a farinha de rosca num prato fundo, e as claras batidas com o leite em outro.

Passe cada pedaço de frango na mistura da clara, e depois na mistura dos queijos, cobrindo bem. Se for o caso coloque até um pouquinho mais de queijo por cima de cada pedaço. Arrume os pedaços de frango numa assadeira bem untada e leve ao forno alto por cerca de 1 hora, ou até ficar bem dourado.

Sirva com batatas assadas ou arroz.

Rendimento: 6 porções

Se na hora de limpar o frango sobrarem aparas menores, corte em pedaços pequenininhos deixe-as marinando também, ao invés de empanar e assar, frite em um pouco de manteiga. Com um arroz branco e alguns legumes dá uma refeição bacaninha, ou até mesmo uma marmita.


  Seguir

Uma resposta para “Receita de Frango com Crosta de Queijo”

  1. Sandra disse:

    Essa receita parece ser uma delicia, vou testar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *