Receita de Dadinhos de Tapioca


 

Receita de Dadinhos de Tapioca

Promessa feita no Instagram, promessa cumprida!

Outro dia fui pedir delivery de comida nesses lugares saudáveis (atenção que esses lugares não servem marmitex, servem delivery, porque marmitex envolve comida em grandes quantidades) porque me encantei com a porção de palitos de tapioca com queijo qualho. Na minha cabeça de gorda, era uma porção bacana, uma tigelinha, sei lá. Tanto que pedi uma sopinha pra acompanhar.

Veja bem. Sopa. No almoço. Eu claramente não tava pensando direito.

Bom, chegou o delivery (às 10h30) e a porção de palitos de tapioca era literalmente num daqueles copinhos de gelatina de hospital, sabe como? Minúscula! Comi ali mesmo porque ainda era hora do meu lanchinho da manhã. E saí pra almoçar comida de verdade que eu não sou obrigada a almoçar sopa.

Bom, no final das contas super valeu a pena porque o almoço foi extremamente agradável, a comida estava uma delícia… e eu enfiei na cabeça que iria aprender a fazer os palitinhos de tapioca em casa pra comer em porções de tamanhos humanos. Acabou acompanhando uma cervejinha no final do domingo, vejam vocês.

Receita de Dadinhos de Tapioca

Dadinhos de Tapioca

Ingredientes

500ml de leite
250g de queijo coalho
250g de tapioca granulada*
1/2 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto

* A tapioca granulada é aquela sequinha que precisa ser hidratada, não é a de fazer direto na frigideira!

Modo de Preparo

Rale o queijo coalho e misture com a tapioca granulada numa tigela. Leve o leite para o fogo, com o sal e a pimenta, e deixe ferver. Desligue o fogo e adicione o leite à mistura da tapioca, misturando bem. Deixe hidratar por alguns minutos, até ficar morna.

Forre uma assadeira pequena com filme plástico ou papel alumínio, coloque a mistura da tapioca, apertando bem para ficar bem uniforme e lisinha. Cubra e leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Corte essa massa em tirinhas ou cubinhos de no máximo 3cm. Numa frigideira anti-aderente, organize os cubinhos e vá virando conforme eles vão dourando, até que todos os lados estejam douradinhos. Se precisar, pincele um pouquinho de óleo na frigideira, mas bem pouco.

Tentei fazer essa receita no forno, mas mesmo untando a assadeira os quadradinhos grudaram. Na frigideira é super rápido! Essa quantidade de ingredientes dá pra mais ou menos 3 ou 4 pessoas.

Se você quiser pode acrescentar temperos secos, como chimichurri ou vinagrete desidratado. Fica uma delícia! É só prestar atenção na quantidade de sal.

E se sobrar, o que eu duvido, é só guardar na geladeira e reaquecer numa frigideira. Mas não aconselho manter na geladeira por mais do que 24 horas. Se for comer pouco, melhor diminuir a receita.

Porção em copinho de gelatina, rá.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *