Receita de Cupcakes de Chocolate com Ganache

Publicada em 12/12/2015 CupcakesReceita

Receita de Cupcakes de Chocolate com Ganache

Já falei que comida e livros são, pra mim, os melhores presentes (o que fica melhor ainda quando são livros sobre comida). Comidas são presentes geralmente baratos e principalmente carinhosos, porque você precisa colocar seu esforço ali. Biscoitos e cupcakes são perfeitos – só não exagere na quantidade, porque todo mundo já tende a encher o bucho nesta época do ano. E é sempre bom checar se o presenteado tem alguma alergia ou restrição alimentar tá?

Esses cupcakes ficaram lindos e são super fáceis de fazer. Mas como eu disse no Instagram, não gostei das forminhas de papel da Wilton porque depois de assadas ficaram bem feias (dei o truque colocando outra forminha por cima). E os enfeitinhos que vieram junto com elas são bem simplezinhos, um papelzinho colado num palito de dente, dá pra fazer em casa. Esses canudos de chocolate eu já comprei prontos numa loja de produtos de confeitaria.

Cupcakes de Chocolate

receita de cupcake do I Could Kill For Dessert, exceto que eu esqueci de colocar o leite no meu haha

Ingredientes

massa
200g de farinha de trigo
40g de cacau em pó (sem açúcar)
2 colheres (chá) de fermento em pó
175g de açúcar
4 ovos
180g de manteiga sem sal, derretida

ganache
300g de chocolate amargo
150ml de cheme de leite de caixinha

Modo de Preparo

massa
Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa tigela peneire a farinha de trigo, o cacau e o fermento. Reserve. Em outra tigela misture com um fouet os ovos, o açúcar e a manteiga derretida até o açúcar dissolver. Adicione a mistura da farinha aos poucos, mexendo a cada adição. Divida a massa entre 12 e 14 forminhas de cupcakes – eles vão crescer, então deixe no mínimo um dedo de espaço da borda da forma. Asse por 20 a 30 minutos, até espetar um palito e ele sair seco. Retire do forno e deixe esfriando, de preferência sobre uma grade. Decore com a ganache apenas depois de frio. Eles duram entre 3 e 5 dias, fora da geladeira.

ganache
Derreta o chocolate picado em banho-maria, tomando cuidado para não respingar água no chocolate (o ideal é usar uma tigela de vidro mais larga que a boca da panela com água). Quando quase todo o chocolate estiver derretido, retire do banho-maria, adicione o creme de leite e bata com um fouet até ficar brilhante.

Para esse tipo de decoração da foto você já pode mergulhar o topo do cupcake direto na ganache morno, fazendo movimentos circulares para cobrir toda a superfície, e decorar com confeitos ou chocolate raspado. Se você preferir decorar com bico de confeitar, deixe a ganache descansando fora da geladeira coberto com plástico filme, e depois de 4h bata na batedeira por 5 minutos antes de usar.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *