Receita de Cuca Salgada

Receita de Cuca Salgada

Essa foi uma das primeiras receitas do meu caderninho. Vi na televisão, fiz em casa e me apaixonei.

A receita original dessa cuca salgada era de calabresa, mas é uma massa bem versátil, dá pra você rechear com o que tiver na geladeira. Eu tinha um resto de linguiça toscana refogada com azeitonas e cebolas que eu queria dar um fim, mas achei muito gordurosa, prefiro a calabresa original ou presunto. O pecado foi ter esquecido de colocar uma colherada de requeijão junto com o recheio. Na cobertura usei parmesão ralado bem fininho, mas você também pode adicionar tomate e orégano que fica muito bom. Quer dizer, qualquer coisa vai bem nessa receita.

Cuca Salgada

4 ovos
2/3 xícara de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
1 copo de leite
1/3 xícara de maionese
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
salsinha e orégano a gosto
200g de parmesão ralado
300g linguiça toscana picada

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes (exceto metade do queijo e a linguiça), acrescentando o fermento no final. Coloque metade da massa numa assadeira untada e enfarinhada, a linguiça (ou qualquer outro recheio que você tiver), a massa restante e cubra com o que sobrou do queijo ralado e um pouquinho de orégano. Asse em forno médio pré-aquecido.

Fiz apenas meia receita por falta de farinha em casa, e rendeu uma forma pequena de bolo inglês. Uma receita inteira dá uma forma de bolo inglês grande ou uma forma de pudim com um furo no meio. Eu forrei a forma com papel manteiga e achei que grudou muito, talvez eu devesse ter esperado a cuca esfriar para tirar o papel.

Dá pra substituir o óleo por azeite ou manteiga derretida fria, só não dá pra deixar de colocar a maionese e o queijo na massa porque são eles que dão o toque especial.

Eu gosto de servir morninha, geralmente faço no final da tarde e fica pra janta.