Receita de Croquete Recheado

Receita de croquete recheado

Pra fechar a semana, depois da receita de coxinha e da receita de bolinha de queijo (que na verdade é a mesma massa com recheios e formatos diferentes), a receita de hoje é de croquete recheado.

A massa, adivinha, é a mesma! Só tem uma diferença, a carne vai direto na massa, então você pode fazer mini croquetes tamanho festa sem recheio. Eu como fiz salgados tamanho boteco, coloquei um queijinho dentro pra ficar dilícia xD

Meu croquete ficou meio branquelo, mas a massa ficou com um gosto maravilhoso.

Croquete

Ingredientes

500g de farinha de trigo
750ml de caldo de carne
250ml de leite
500g de carne moída
2 1/2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 colher (sopa) de sal
clara de ovo e farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo

Comece preparando a carne moída: tempere a gosto e frite bem, até secar toda a água e ela ficar bem sequinha. Reserve.

Processe a cebola e o alho até ficarem bem fininhos. Coloque numa panela grande junto com a manteiga e frite um pouco. Acrescente o caldo de carne, o sal, e o leite. A diferença pras receitas anteriores é aqui: quando levantar fervura, acrescente a carne moída. Espere ferver novamente, acrescente e farinha de trigo toda de uma vez e mexa até desgrudar do fundo da panela.

Tire do fogo e sove a massa numa pedra untada com óleo até ela ficar bem lisa (use uma espátula para não se queimar!). Faça uma bola de massa, cubra e espere esfriar um pouco para modelar os salgados.

Passe os croquetes modelados na clara e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até dourar. Essa receita não dá certo se você tentar assar os croquetes no forno! Caso você vá congelar os salgados, leve ao freezer antes de fritar, e deixe descongelando de um dia para o outro antes de usar.

Recheio

Você pode rechear seu croquete com basicamente qualquer coisa que combine com carne. Acho que um pouquinho de catupiry aí deve ficar divino. Esse da foto está recheado com queijo e azeitonas (que não derreteu muito bem porque eu fritei os croquetes ainda meio congelados, mas se isso acontecer é só levar um pouco ao microondas). Usei muçarela ralada, parmesão ralado (1/3 da quantidade da muçarela), azeitona verde picadinha, temperei com pimenta do reino e cebolinha desidratada. Deixei na geladeira até a hora de modelar e rechear os croquetes.

Essa quantidade de massa rendeu 16 mini croquetes de tamanho de festa e 22 croquetes recheados com queijo tamanho de boteco. Segundo a salgadeira da televisão, você pode usar a mesma receita pra fazer croquetes de frango ou bolinhos de bacalhau.

Pronto, final de semana já dá pra inaugurar uma filial de boteco em casa!

Já dei a receita do caldo caseiro de carne aqui, mas você pode substituílo por caldo de legumes, caldo das aparas do bacalhau no caso desse bolinho, ou por 750ml de água e 1 tablete de caldo de carne.