Receita de Crepe Mardi Gras


O lado francês da minha família não trouxe muitas histórias, e nem de longe a mesma tradição de receitas que o lado italiano carrega. Mas meu vô um dia, absolutamente do nada como é muito a cara dele, me pediu uma “massinha com gosto de limão” que o pai dele sempre fazia no carnaval.

Uma massinha com gosto de limão feita no carnaval. Se vira aí com essa informação e seu francês já esquecido. Bem assim, hahaha.

Já tem mais de dois anos isso, e assim descobri o crepe de mardi gras, uma tradição comum na Europa nas terças de carnaval. É que na quarta de cinzas começa a quaresma, e o crepe era um jeito de acabar com os ovos, proibidos durante essa época. No carnaval seguinte eu reparei que no no Instagram, o reduto dos hipsters que adoram uma receita de vó, esse é o dia em que rola a #pancakeday.

A receita foi aprovada pelo meu vô, mas ano passado as fotos ficaram feias e eu não postei a receita (sou dessas). Hoje eu pulei da cama cedo pra aproveitar o sol, antes que o tempo fechasse e as fotos ficassem ruins de novo.

Voilà! A minha única receita francesa de família.

Crepes de Mardi Gras (ou Pancake Day)

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos grandes
1 1/4 (chá) xícara de leite
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de açúcar
raspas de 1 limão
2 colheres (sopa) de limoncello ou outra bebida alcoólica (opcional)

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem líquida – acrescente o leite aos poucos e, se precisar, coloque mais um pouco. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Unte uma frigideira anti-aderente com um fiozinho de óleo e despeje uma concha de massa nela, girando a fridideira, numa quantidade suficiente apenas para cobrir o fundo da frigideira. Quando começar a desgrudar e estiver dourada, vire a massa com a ajuda de uma espátula (ou, se você tiver habilidade, pode girar o crepe no ar mesmo) e deixe dourar do outro lado.

Rende cerca de 15 crepes. Sirva com geléia de frutas, nutella, ou apenas polvilhada com um pouco de açúcar. Eu cobri as minhas panquecas com geléia de morango caseira.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *