Receita de Creme de Abóbora com Ragú de Músculo

Na minha aposta pro Sesi Chef 2017 faltou um pouco de inspiração. Vamos combinar que creme de abóbora e ragú de músculo não é exatamente o tipo de receita que te classifica num concurso de culinária.

Mas ô receita saborosa! É fácil de fazer – afinal a gente só tinha 50 minutos pra preparar – e ainda vira uma marita deliciosa, que pode ser congelada já montadinha pra facilitar a vida.

Creme de Abóbora com Ragú de Músculo

Ingredientes

300g de músculo em cubos
4 tomates italianos
2 cebolas médias
2 folhas de louro
5 xícaras (chá) de abóbora cabotiã
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 dentes de alho
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (café) de molho de pimenta
200ml de água
manjericão fresco para decorar

Modo de Preparo

Coloque a abóbora num refratário e leve ao microondas por 10 minutos em potência alta. Deixe descansar dentro do microondas por mais 10 minutos.

Enquanto isso, pique os tomates, sem sementes, e as cebolas grosseiramente e bata com um mixer ou no liquidificador, sem deixar desmanchar demais.

Coloque a mistura numa panela de pressão, adicione o músculo, 1 colher (chá) de sal, as folhas de louro e o molho de pimenta. Leve ao fogo alto, e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.

Enquanto isso, descasque a abóbora, corte a polpa em cubos grandes e reserve 1 xícara (chá) de casca picada em cubinhos bem pequenos.

Numa panela alta, refogue o alho na manteiga em fogo médio. Adicione a páprica e o sal restante. Refogue a abóbora, adicione a água e deixe cozinhar em fogo alto.

Abra a panela de pressão, adicione as cascas de abóbora picadas e deixe o molho apurar em fogo alto.

Bata o creme de abóbora no liquidificador ou com um mixer, volte ao fogo alto e deixe levantar fervura e apurar. Se necessário, acerte o sal.

Coloque o creme de abóbora num prato fundo e o ragu por cima. Salpique folhas de manjericão fresco na hora de servir. Você pode também grelhar uma fatia de abóbora e usá-la para decorar.

Rendimento: 3 porções