Receita de Coxinha de Calabresa

Pra quem cansou de ver cupcake aqui no blog, essa semana vou postar receitas fáceis de salgados de festa. Começando pelo meu salgado preferido!

Receita de Coxinha de Calabresa

Gente. Eu amo coxinha. Vocês não fazem idéia do quanto eu amo coxinha! Eu passo bem sem comer frituras, batata frita por exemplo é uma coisa que eu não gosto, mas salgadinho sempre me faz cair em tentação.

Só que eu ando ficando uma pessoa nojenta, sabe? Já faz muito tempo que eu não como nada com frango fora de casa porque me embrulha o estômago, e quando eu vejo aquele salgado na vitrine fico pensando se a pessoa que fez era limpinha e pans. Penso tanto que geralmente desisto. Tem solução melhor pra isso do que aprender a fazer coxinha em casa? Não tem!

Segui a receita do TV Culinária, que é uma massa básica pra qualquer salgado de festa. Você pode fazer a coxinha pequenininha ou como eu fiz, tamanho de boteco. O recheio também só depende da sua criatividade: eu usei calabresa, mas achei meio gorduroso demais. Da próxima vez vou fazer meu sabor preferido que é coxinha de queijo e presunto, mas tem tanto salgado no freezer ainda que eu não devo repetir essa receita tão cedo.

Fiz meia receita e caprichei no tempero da massa, e essa é essa medida que eu estou reproduzindo aqui porque rende bastante e dificilmente você vai ter em casa uma panela onde caiba a receita inteira. Consegui 18 coxinhas grandes com essa medida.

Coxinha de Calabresa

Ingredientes

500g de farinha de trigo
750ml de caldo de frango ou legumes
250ml de leite
2 1/2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 colher (sopa) de sal
clara de ovo e farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo

Passe a cebola e o alho no processador pra eles ficarem bem fininhos e sumirem na massa. Coloque os dois na panela com a margarina e deixe fritar um pouco. Acrescente o caldo e o leite, e deixe ferver.

Quando levantar fervura, jogue toda a farinha de uma vez e mexa bem até formar uma bola. Nessa hora vai dar um pouco de desespero, porque parece vai dar muito errado, mas não dá! Só precisa de um pouco de força pra mexer sem parar, e uma colher de silicone com cabo bem firme, de preferência de aço inox (cabo de plástico não vai te dar a firmeza que você precisa, vai por mim).

Assim que a massa começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e passe a massa pra uma superfície lisa pincelada com óleo. Com a massa ainda quente, sove bem até ela ficar lisa. Aí colega, é óbvio que você não vai meter a mão na massa quente que vai te queimar né. Use uma espátula de plástico pra isso. No vídeo está super explicadinho como sovar a massa, eu jamais pensei que fosse capaz disso e consegui.

Faça uma bola com a massa e deixe coberta pra não ressecar. Modele as coxinhas com a massa já morna pra fria, e se ela ressecar um pouco na superfície sove de novo em porções menores. Se você não tem habilidade pra fazer o formato de coxinha, faça bolinhas! O importante é o sabor.

Depois de recheadas e modeladas, passe na clara de ovo e na farinha de rosca. Se você for congelar, guarde-as assim, sem fritar, e descongele com antecedência pro recheio não ficar gelado.

Frite em óleo quente, quanto mais quente mais sequinhas elas ficam. Lembre-se que a massa e o recheio já estão cozidos, então elas só precisam ficar no óleo o tempo de dourar. Ah, e infelizmente não dá certo assar as coxinhas ou nenhum outro salgado feito com essa massa.

Na falta de caldo caseiro de frango você pode substituir por caldo de legumes, ou pela mesma quantidade de água e um tablete pronto.

Recheio

Pro recheio de calabresa eu não usei medidas – se sobrar é só guardar na geladeira e usar pra outra coisa, tipo pizza ou pra incrementar o arroz.

Passei uma linguiça calabresa no processador. Fritei a calabresa junto com uma cebola grande e três dentes de alho, tudo picadinho. Não usei gordura nenhuma, só a que saiu da própria linguiça. Quando a cebola começou a ficar transparente, tirei do fogo e guardei direto na geladeira. O importante é fazer o recheio adiantado, porque você vai rechear a coxinha com ele frio. Na hora de usar, acrescentei um punhado generoso de muçarela ralada (se você colocar antes, a muçarela vai derreter e ninguém quer comer coxinha com muçarela derretida de segunda mão né?) e cebolinha desidratada picada. Pronto!

Dá pra fazer qualquer recheio: frango desfiado, queijo, palmito, camarão… é só imaginar!

Aí tem uma galera perguntando pro Google: pode rechear as coxinhas com recheio gelado? Deve! Sempre use o recheio frio, pra qualquer tipo de salgado.

Outra dica bacana pra não estourar coxinha de queijo é no recheio sempre misturar requeijão, catupity ou cream cheese ao queijo ralado. Isso impede que fique espacinhos com ar entre os pedacinhos de queijo, que expandem com o calor da frigideira e fazem a coxinha estourar.

Gente. Não é porque fui eu que fiz (até porque a receita não é criação minha), mas que coxinha deliciosa! Melhor coxinha que eu já comi, sério. Tirem uma tarde pra fazer essa receita e encher o freezer que vale a pena.




  Seguir

9 respostas para “Receita de Coxinha de Calabresa”

  1. Rose disse:

    Uum, parece deliciosa, mas o meu problema com coxinha é que não consigo modelar ela bem recheada e coxinha boa é com recheio farto não é? Mas tudo bem é só fazer bolinhas. rsrs

  2. Gelato disse:

    O medo de fazer as coxinhas é que as vezes elas incharcam não sei se é porque a gordura está muito fria

  3. Kika disse:

    Pode ser, quanto mais quente mais sequinha ela fica. A massa já está cozida, então mesmo que fique só alguns segundos no óleo até dourar não tem problema.

  4. silvia disse:

    vou fazer para vender

  5. Marjorie disse:

    Estou adorando algumas de suas receitas. Me chamaram atenção inclusive as massas do FUNSS. Gostaria de saber onde encontro as receitas, pois estou encontrando somente as fotos no flickr. Obrigada

  6. rita disse:

    A calabresa para fazer bolinhas tem que fritar? Fiz com ela crua c queijo e não gostei do resultado : ficaram mt gordurosas!

  7. Kika disse:

    Pode fritar um pouquinho e escorrer a gordura sim, vai do seu gosto e da quantidade de gordura da linguiça.

  8. Peixoto disse:

    Sou salgadeiro, vou dar umas dicas:
    Recheio não pode ser muito e nem pouco, muito estoura na hora de congelar, pouco não é bem avaliado.

    Para não ficar encharcada, empane com amido de milho (500ml de água x 50g amido) e farinha de rosca de boa qualidade, frite congelada em pequenas quantidades para não esfriar a gordura, use gordura vegetal 180º C, quantidade que de para cobrir a coxinha, tempo da fritura 80 segundos.

    A calabresa tem que ser de boa qualidade, é essencial refoga-la, prefira as finas, pois a quantidade de gordura nela é menor.

  9. Kika disse:

    Valeu pelas dicas! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *