Receita de Compota de Laranja Kinkan


Receita de Compota de Laranja Kinkan

Eu amo tanto essa laranja kinkan! Ela tem origem chinesa, onde é conhecida como kumquat. Além de ser lindinha, fofinha, cheirosinha ainda dá uma compota maravilhosa. E essa compota de kinkan ainda forma uma calda que mais parece uma geléia.

Quer uma dica? Usa a panela suja e as especiarias que sobrarem pra fazer vinho quente ou mesmo um chá se você não consome bebidas alcoólicas. Fica muito bom!

Compota de Laranja Kinkan

Ingredientes

500g de laranja kinkan
200g de açúcar
400ml de água
2 paus de canela
4 cravos
2 anis estrelados

Receita de Compota de Laranja Kinkan

Modo de Preparo

Lave e higienize as laranjas.

Se você for fazer a compota com as laranjinhas inteiras, encha uma panela com água, leve ao fogo médio e, quando ferver, coloque as laranjas. Quando levantar fervura novamente, conte 3 minutos e escorra. Mas algumas pessoas podem achar as sementinhas dentro da kinkan incômodas, então você pode cortá-las ao meio, retirar as sementes e pular essa etapa da fervura. Já fiz dos dois jeitos e dá certo, é uma questão de se incomodar com as sementes ou não.

Dissolva o açúcar na água, acrescente as especiarias e leve ao fogo baixo. Quando ferver, conte 15 minutos mexendo de vez em quando e acrescente as kinkans. Deixe cozinhar por 15 minutos, ou até formar uma calda grossa – se elas estiverem cortadas ao meio, a calda vai engrossar um pouco mais rápido.

Coloque em vidros esterilizados (lave bem, jogue água quente neles e nas tampas e coloque sobre um pano limpo para escorrer), tirando os cravos. O doce pode ser congelado por até três meses – neste caso, retire também a canela e o anis estrelado antes de colocar nos vidros, e descongele na geladeira de um dia pro outro.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *