Receita de Coalhada Caseira

Publicada em 03/02/2012 LaticíniosReceita

Receita de Coalhada Caseira (cream cheese caseiro)

Lembram da receita de iogurte de outro dia? Então, eu faço iogurte pra fazer coalhada caseira.

Eu amo muito coalhada, pra comer com qualquer coisa. Aprender a fazer coalhada em casa foi muito bom, porque eu andei comprando de uma conhecida e a receita dela era meio azedinha demais pro meu gosto.

A coalhada quase não tem receita, tem truque. Eu preparo uma receita de iogurte caseiro – duas, na verdade, pra render bastante. Pego um pano de prato novo, sem babadinhos nem estampas (lavo com vinagre e passo ele a ferro quente porque eu tenho um pouco de TOC hahaha) e forro a vaporeira montada numa panela. Se você não tiver vaporeira, pode forrar uma peneira grande também, ou qualquer coisa em que você consiga acomodar o pano onde vai o iogurte e deixá-lo escorrendo dentro da geladeira. Coloco o iogurte no pano com muito cuidado, tampo e levo à geladeira pelo menos de um dia pro outro.

Durante a noite o soro do iogurte vai escorrer. Na primeira vez que eu fiz a coalhada joguei o soro todo fora de manhã, pra no mesmo dia à noite descobrir que com ele se faz um monte de receitas legais, então guarde o soro na geladeira pra outras receitas, ele vai durar uns 6 meses.

A coalhada sai facinho do pano, é só tirar com uma espátula e passar pra um pote plástico. Quanto mais tempo ela ficar escorrendo, mais firme vai ficar – se você deixar umas 12 horas lá escorrendo soro vai conseguir cream cheese caseiro, sem sódio, sem aditivos artificiais, e mais gostoso do que o do supermercado.

Receita de Coalhada Caseira (cream cheese caseiro)

Eu gosto de comer a coalhada com kibe assado. Outro jeito que fica muito gostoso é como na primeira foto: peguei manjericão, alecrim e orégano da minha hortinha, amassei no pilão com azeite, temperei com sal e pimenta e botei uma bolotinha de coalhada nesse azeite. Deixo um pouco lá pegando gosto e depois coloco na comida ou passo no pão.

Outro jeito que fica uma delícia e consumir a coalhada com frutas secas e castanhas, como na segunda foto. Com morango desidratado fica uma loucura, vocês não fazem idéia.


  Seguir

7 respostas para “Receita de Coalhada Caseira”

  1. Miriam disse:

    Nunca tinha visto coalhada com comida salgada! Minha mãe faz, mas é um pouco diferente – não tem essa etapa de escorrer do pano de prato.
    Quando eu como, é só com açúcar e baunilha! Mas pensando bem, com frutas deve ser ótimo mesmo.

  2. Bárbara disse:

    Kika, nas propagandas que a Toptherm fazia para o programa Dia a Dia da band ela passava algumas receitas com um tal de creme de iogurte, mas como a iogurteira é super cara so copiava as receitas mas nunca conseguir fazer por falta desse tal creme, a apresentadora comentava q para obter o creme era necessário dessorar o iogurte, por acaso será a “coalhada” esse creme de iogurte??, pois de alem de prático é muito economico, pois não necessariamente precisamos ter a carissima iogurteira Toptherm.

  3. Kika disse:

    É isso mesmo! Aliás outro dia eu vi um “tiramisú light” no anúncio da iogurteira, não deram a receita mas só falaram que dá pra fazer com o iogurte sem soro no lugar do mascarpone, tô louca pra fazer.

  4. Nazira Oliveira disse:

    Na verdade não conhecia outro tipo de coalhada caseira a não ser a q leva três dias para coalhar, eu adoro coalhada, más por indicação médica estou precisando aprender mais sobre receitas pois essa q conheço é muito ácida, vou tentar a sua receita achei interessante e por sinal parece-me ser um araso, muito grata.

  5. sinoeste cardoso de oliveira disse:

    Essa coalhada eh nota 1000 ,eh uma maravilha igual jamais vi.

  6. neyde disse:

    Oi Kika
    Tenho deixado um pouco de leite de um dia p/o outro, depois de coalhado ,coloco mais leite e no dia seguinte retiro o soro e tomo a coalhada, está certo assim , ou não estou tomando coalhada ?
    Agradecida
    Neyde

  7. Kika disse:

    Coalhada fica um pouco mais de tempo saindo o soro, Neide. Esse jeito que você está tomando parece mais iogurte grego, que é muito bom também =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *