Receita de Coalhada Caseira

Receita de Coalhada Caseira (cream cheese caseiro)

Lembram da receita de iogurte de outro dia? Então, eu faço iogurte pra fazer coalhada caseira.

Eu amo muito coalhada, pra comer com qualquer coisa. Aprender a fazer coalhada em casa foi muito bom, porque eu andei comprando de uma conhecida e a receita dela era meio azedinha demais pro meu gosto.

A coalhada quase não tem receita, tem truque. Eu preparo uma receita de iogurte caseiro – duas, na verdade, pra render bastante. Pego um pano de prato novo, sem babadinhos nem estampas (lavo com vinagre e passo ele a ferro quente porque eu tenho um pouco de TOC hahaha) e forro a vaporeira montada numa panela. Se você não tiver vaporeira, pode forrar uma peneira grande também, ou qualquer coisa em que você consiga acomodar o pano onde vai o iogurte e deixá-lo escorrendo dentro da geladeira. Coloco o iogurte no pano com muito cuidado, tampo e levo à geladeira pelo menos de um dia pro outro.

Durante a noite o soro do iogurte vai escorrer. Na primeira vez que eu fiz a coalhada joguei o soro todo fora de manhã, pra no mesmo dia à noite descobrir que com ele se faz um monte de receitas legais, então guarde o soro na geladeira pra outras receitas, ele vai durar uns 6 meses.

A coalhada sai facinho do pano, é só tirar com uma espátula e passar pra um pote plástico. Quanto mais tempo ela ficar escorrendo, mais firme vai ficar – se você deixar umas 12 horas lá escorrendo soro vai conseguir cream cheese caseiro, sem sódio, sem aditivos artificiais, e mais gostoso do que o do supermercado.

Receita de Coalhada Caseira (cream cheese caseiro)

Eu gosto de comer a coalhada com kibe assado. Outro jeito que fica muito gostoso é como na primeira foto: peguei manjericão, alecrim e orégano da minha hortinha, amassei no pilão com azeite, temperei com sal e pimenta e botei uma bolotinha de coalhada nesse azeite. Deixo um pouco lá pegando gosto e depois coloco na comida ou passo no pão.

Outro jeito que fica uma delícia e consumir a coalhada com frutas secas e castanhas, como na segunda foto. Com morango desidratado fica uma loucura, vocês não fazem idéia.




  Seguir