Receita de Clafoutis de Cereja

Publicada em 23/12/2015 ReceitaSobremesas

Receita de clafoutis de cereja

Sou apaixonada por cerejas. Louca. Maníaca. Nesta época do ano consumo cerejas compulsivamente. Já testei três receitas para conservá-las o ano todo (nenhuma ficou como eu queria – ou muito aguada, ou muito molenga, ou com muita especiaria – continuo tentando).

O que eu quero mesmo é fazer essa torta maravilhosa de cerejas, mas (1) odeio errar receita e estou covarde a respeito de errar e perder tudo isso de cereja e (2) a receita deixa bem claro a importância de deixar a manteiga bem gelada, e a gente está apenas no pior verão de todos os tempos.

Fiz esse mimimi no Instagram e a me deu a idéia de fazer clafoutis, porque é prático… e leva cerejas!

Procurei algumas receitas em blogs e em livros de receitas meus. Resolvi adaptar a do Cinco Quartos de Laranja.

E tem algumas coisas que é preciso saber sobre clafoutis.

A primeira é que ele tem a consistência que lembra tipo um pudim de pão. Eu não gosto. Mas todo mundo em casa gosta, então o negócio simplesmente desapareceu da geladeira. A segunda é que ele cresce, cresce, cresce… e murcha. Então não preencha o refratário até o final, deixe um espaço. E asse o refratário dentro de uma forma pra não sujar o seu forno.

Se você gosta de pudim de pão e de cerejas, essa é a sua receita. Eu vou continuar sonhando com a minha torta com casquinha dourada e crocante.

Acredito que dê pra substituir as cerejas por morangos e fazer uma versão mais baixo custo. E também dá pra assar em ramequins individuais e servir com sorvete.

Clafoutis de Cereja

Adaptado do Cinco Quarto de Laranja

Ingredientes

100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de cherry brandy (ou qualquer licor de cereja mais seco)
95g de açúcar demerara (você pode usar também açúcar de baunilha)
50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
180ml de leite
raspas de 1 limão
350g de cerejas, descaroçadas
manteiga para untar
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Misture numa tigela os ovos e o açúcar apenas até o açúcar dissolver. Adicione a manteiga e misture. Acrescente o leite e as raspas de limão. Misture muito bem. Acrescente a farinha de trigo peneirada junto com o fermento.

Unte um refratário com cerca de 25cm de diâmetro, coloque a massa e acrescente as cerejas. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Por ser uma massa bem amanteigada, tire do forno assim que ela dourar, porque ela continua cozinhando mais um pouco quando sai do forno.

Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva, morno ou gelado.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *