Receita de Chokito Caseiro

Receita de Chokito Caseiro

Oi Nestlé, não me processa, beijos!

Mais uma receita que vem de onde? Do Sesi Jundiaí, obviamente! Mas tá, eu admito que mudei um tantinho a receita original.

Ano passado no curso de chocolates aprendemos a receita de chokito caseiro e olha, gostoso hein? Eu não curti muito mexer com temperagem de chocolate, então essa foi a única receita que eu acabei tendo paciência pra mexer com chocolate nobre em casa.

Vale a pena, vale muito a pena, mas quem não tem o dom da temperagem pode usar chocolate fracionado de qualidade sim, que fica tudo certo. Ou vocês acham que o Chokito que a gente come é muito melhor que um fracionado de qualidade? Vou repetir a receita e vai ser com fracionado sim.

Nessa época de Páscoa em que os ovos industrializados são uma casca finíssima com o chocolate sendo vendido a peso de ouro uma caixinha de bombons caseiros feitos com carinho tem muito mais valor 💕

Chokito Caseiro

A xícara de medida é de 200ml

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de castanha de cajú picada
200g de chocolate nobre branco
300g de chocolate fracionado ao leite (ou nobre, se você souber e quiser encarar a temperagem)
1 xícara (chá) de flocos de arroz

Modo de Preparo

Doure o açúcar em fogo baixo, sem mexer com a colher – se precisar, mexa a panela para ir derretendo por igual, senão ele açucara. Acrescente a castanha de cajú e misture. Adicione o leite condensado e continue mexendo até dar ponto de brigadeiro. Retire do fogo, acrescente 200g de chocolate picado fino, mexa bem até derreter e deixe esfriar. Faça rolinhos do tamanho desejado.

Derreta o chocolate fracionado de acordo com as instruções da embalagem e junte os flocos de arroz. Com a ajuda de um garfo, banhe os rolinhos nesse chocolate, deixe escorrer um pouquinho e coloque sobre papel manteiga. Deixe secar e embale em papel celofane, ou guarde num recipiente hermeticamente fechado.

Dura uma semana fora da geladeira.

Receita de Brigadeiro de Chokito

Vamos às dicas!

Chocolate nobre é aquele que a gente precisa fazer a temperagem, ou seja, derreter até uma temperatura certa, depois esfriar um pouco antes de usar. Cada marca indica na embalagem as temperaturas certas no processo, que variam um pouco. Requer um pouco de habilidade, e quando o tempo está muito quente o processo fica mais chatinho. Mas na hora de usar chocolate em barra em receitas como ganaches e brigadeiros, é sempre chocolate nobre que deve ser usado!

✓ Já o chocolate fracionado é aquele que é só derreter e usar. Não tem o mesmo sabor, claro, mas é infinitamente mais prático, principalmente pra banhar bombons. Eu só não recomendo usar a cobertura tipo chocolate em receitas, que aquilo é sebo puro! Só serve mesmo pra gente fazer aquelas lascas lindas pra decorar bolo, e olhe lá.

✓ Deu pra perceber que essa receita também faz brigadeiro de chokito? É só enrolar a massa em bolinhas e passar num chocolate granulado bacana. Fica maravilhoso!

✓ A mesma receita também pode ser usada para rechear bolos ou cascas de ovo de páscoa de colher. Acrescente 1/2 caixinha de creme de leite à massa para dar o ponto certo.

✓ Existe aquela maravilha chamada Chokito branco – é só trocar o chocolate da cobertura.