Receita de Chocolate Quente de Microondas


Como fazer chocolate quente no microondas

Não sei vocês, mas eu não sou a melhor amiga do microondas. Sim, esquento meu leite toda manhã nele pra sujar menos louça. Sim, esquento minha marmita nele porque não tem outra opção. Mas essa história de usar o microondas para fazer pipoca, arroz, brigadeiro… não é comigo não.

Porém eu descobri como fazer chocolate quente de microondas e dá muito certo. Me desculpa, mas leite quente com achocolatado não é chocolate quente. Eu uso chocolate em barra, de verdade, e em três ou quatro minutos tenho um delicioso chocolate quentinho.

Vem comigo!

Chocolate Quente de Microondas

Ingredientes

1 caneca de leite (mais ou menos 250ml)
2 colheres (sopa) de chocolate picado

opcional:
canela em pó
gengibre em pó
50ml de bebida alcoólica
1 colher (sopa) de Monin de baunilha

Como fazer chocolate quente no microondas

Modo de Preparo

Primeiro, use uma caneca de cerâmica que possa ir ao microondas. Plástico não é legal, mesmo que o fabricante diga que é liberado. Digam aí se a minha caneca do Homem Aranha não é linda.

Segundo, você pode usar qualquer chocolate em barra, pastilha ou gotas, contanto que seja chocolate de verdade. Não vale hidrogenado, que nem chocolate é. Eu geralmente uso gotas da Callebaut e pastilhas da Barry, ambas 70%, mas elas são mais caras e não é por isso que você vai deixar de fazer a receita, né? Qualquer chocolate em barra honesto tá valendo. Já usei aquele que é metade Laka e metade Diamante Negro e ficou maravilhoso também. Como a receita não leva açúcar, use um chocolate que agrade ao seu paladar e seja feliz.

Aí você vai pegar esse chocolate picado, colocar na caneca e levar ao microondas por 30 segundos. Tire a caneca do microondas e, com um garfo, mexa o chocolate.

Cada microondas tem uma potência, cada chocolate reage de um jeito, e a temperatura ambiente influencia muito, então ajuste os tempos daqui pra frente de acordo com o seu ambiente.

Volte a caneca ao microondas por mais 20 a 30 segundos. De novo, mexa bem com o garfo, até o chocolate derreter totalmente e ficar bem liso. Se precisar, coloque mais 10 segundos. Nesse ponto, tente não sujar muito a parte interna da caneca.

Quando o chocolate estiver totalmente derretido, coloque só um pouquinho de leite na caneca e mexa bem rapidamente com o garfo, até ficar bem lisinho. Mas bem lisinho mesmo, senão o chocolate quente fica talhado no final! Vá adicionando o leite bem devagarinho, aos poucos, sempre mexendo bem a cada adição até ficar uma mistura bem lisa.

Aqui nesse ponto você tem um Toddynho Nescau Prontinho maravilhoso leite com chocolate gelado, com chocolate de verdade, sem conservantes nem espessantes nem nada dessas merdas químicas. No calor dá pra beber assim mesmo.

Mas como o chocolate é quente, volte ao microondas por cerca de 1 minuto e 30 segundos, ou o tempo que você normalmente usaria para esquentar o leite nessa caneca que você está usando.

Pronto! Aí é só servir, de preferência com uma colher para pegar o chocolatinho que sobra no fundo. Pode acrescentar canela, gengibre, um licorzinho amigo ou xarope de baunilha pra adoçar. Faça aí e me conte depois se não fica mesmo incrível!


  Seguir

2 respostas para “Receita de Chocolate Quente de Microondas”

  1. Renata disse:

    Ai Kika, que perdição essa receita! Fiz aqui em casa e as crianças adoraram!

  2. Kika disse:

    Que bom! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *