Receita de Canja de Galinha


Receita de Canja de Galinha

Que frio é esse, minha gente? Ok que eu amo um friozinho, dormir com vários cobertores, tomar banho quentinho e principalmente não morrer afogada no meu próprio suor, mas né, limite.

Aí que uma canja de frango caipira, daquelas bem reforçadas, cai muito bem nessas horas. Essa receita na verdade foi um pedido lumbriguento do meu pai, que estava morrendo de vontade de fazer. Dá pra substituir o frango caipira por sobrecoxa e peito se você não souber lidar com os miúdos (eu mesma dei um chiliquehomérico quando vi a cabeça do frango, porque sou mãe de passarinho e me deu muita aflição). Só recomendo cozinhar o frango com os ossos pra dar mais sabor à canja – depois é só tirar antes de servir. Mas olha, usar o frango inteiro vale a pena, e depois de 4 horas o pé do frango sumiu completamente, e aquilo é colágeno puro! Como diz minha professora de culinária, pé de frango é muito melhor do que Renew.

Canja de Galinha

Ingredientes

1 frango caipira inteiro (com os miúdos)
3 litros de água
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates cortados em cubos, sem sementes
2 cenouras cortadas em rodelas
3 mandioquinhas cortadas em rodelas
3 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de vagem picada
sal a gosto
1 xícara (chá) de arroz

Receita de Canja de Galinha

Modo de Preparo

Corte o frango em pedaços, limpando os pedaços mais gordurosos. Deixe as coxas e as asas com os ossos e a pele, e desosse o restante. Se o frango vier com os miúdos, limpe-os e tire as pontinhas das unhas dos pés. Frite aos poucos os pedaços de frango numa frigideira bem quente, com o azeite, até dourarem. Separe os pedaços numa travessa a parte até fritar tudo.

Numa outra panela, leve ao fogo o que sobrar da carcaça com a água fria e ferva por cerca de 15 minutos numa panela tampada. Coe e reserve o caldo.

Na mesma panela onde o frango foi refogado, refogue a cebola e o alho. Adicione os tomates e refogue até eles começarem a dourar. Volte o frango à panela, adicione o a cenoura, a mandioquinha e a vagem. Adicione o caldo quente e deixe cozinhar em fogo bem baixinho por cerca de 2 horas (quanto mais lento, melhor!), com a panela destampada.

Um pouco antes de servir, adicione o arroz cru e lavado, mexa e deixe cozinhar até o arroz estar no ponto.

A canja pode ser congelada em porções individuais por até 3 meses, o que é uma mão na roda quando a gente chega em casa do trabalho e quer uma sopinha gostosa pra esquentar a alma né?


  Seguir

2 respostas para “Receita de Canja de Galinha”

  1. Renata disse:

    Posso fazer essa receita sem os miúdos (sem os pés)? Meus filhos são pequenininhos e não sabem ainda que o frango que eles comem é a galinha do sítio do vovô.

  2. Kika disse:

    Pode! Mas prefira usar a sobrecoxa com a ossa ao peito, porque ela é mais saborosa e o osso deixa mais nutritivo. No fim a sobrecoxa vai ficar tão molinha que é só tirar os ossinhos antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *