Receita de Caldo Verde


Receita de Caldo Verde

Chega essa época do ano o pessoal sai de casa pra tomar caldo verde, né? Então eu achava que, se as pessoas precisavam sair de casa pra isso, era uma receita super complicada.

Aí eu aprendi a receita de caldo verde no curso de sopas do Sesi Jundiaí e pelamordedeus gente, é só batata e couve, pra que sair de casa nesse frio? Bora fazer caldo verde em casa!

E como veio do Sesi, já dei a dica pra linguiça ficar mais sequinha e menos calórica. A minha receita leva talos de cenoura porque eu amo muito, mas são opcionais.

Caldo Verde

Ingredientes

2l de água
1kg de batatas, descascadas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pitada de sal
1 gomo de linguiça ou paio, cortada em rodelas e frito
1 maço de couve manteiga, picada bem fininha
2 colheres (sopa) de talos de cenoura, picados
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas, a cebola e os dentes de alho na água com sal por cerca de 30 minutos na pressão, ou até as batatas ficarem macias. Bata no liquidificador (com cuidado, porque vai estar quente) ou com um mixer dentro da própria panela do cozimento, até ficar homogênea.

Adicione a couve e os talos de cenoura, e deixe ferver em fogo baixo por mais 5 minutos. Enquanto isso, frite a linguiça ou o paio. Desligue o fogo, adicione a linguiça e regue com o azeite. Sirva quente.

Sim, é só isso a receita. É mais rápido que se trocar e pegar o carro pra comer fora de casa.

Update!
Aí que eu gravei uma matéria pra TVE Jundiaí falando sobre aproveitamento integral de alimentos e fiz essa receita. Olha lá minha cara no vídeo (ai que vergonha!) e a minha professora de culinária lá do Sesi Jundiaí:


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *