Receita de Brigadeiro de Erva-Cidreira (ou Brigadeiro de-Capim Santo)

Receita de Brigadeiro de Erva-Cidreira (ou Brigadeiro de-Capim Santo)

Capim-santo ou erva-cidreira?

Adoro essa variedade de nomes que as comidas ganham aqui no Brasil, mas vamos combinar que às vezes fica meio confuso. No Brigadeiro Gourmet essa receita aparece como brigadeiro de erva-cidreira. No Mais Você ela foi chamada de brigadeiro de capim-santo – foi de lá aliás que minha tia/madrinha tirou a receita e veio louca pedindo pra eu fazer, porque apesar de cozinhar divinamente ela não sabe dar ponto em brigadeiro (rá), talento que eu herdei da minha mãe (que odeia cozinhar, herdei esse gosto da madrinha mesmo).

E assim como existem variações de nome existem também as variações de receitas. Eu me acertei com essa que leva leite – testei com água, mas o leite condensado ficou tempo demais no fogo e acabou açucarando – sabe-se lá o que é prometer esse brigadeiro pra meio mundo e ver duas receitas desansando bem na sua frente?

Aliás, desenvolvi uma superstição dos tempos modernos: postar a receita antes de terminar no Instagram dá azar e faz ela desandar!

Também acho muito mais apropriado passar no açúcar do que no chocolate branco, que quebra um pouco o gosto de chá.

Apesar de meio trabalhoso fica uma delícia, é dos meus brigadeiros preferidos.

Brigadeiro de Erva-Cidreira (ou Brigadeiro de-Capim Santo)

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara de erva-cidreira picada
100 ml de leite

Modo de Preparo

Lave a erva-cidreira (ou capim-santo, ou sei lá como você chama isso) com cuidado pra não cortar a mão e pique com uma tesoura. Bata bem no liquidificador com o leite e coe com um pano, espremendo bem para aproveitar todo o caldinho. Leve ao fogo com o leite condensado e mexa até dar o ponto de brigadeiro. Enrole e passe no açúcar.

Uma coisa sobre o leite é que 100ml parece não ser o suficiente pra bater todo aquele mato no liquidificador, deve ser por isso que na maioria das vezes essa receita vem dobrada. Mas vamos combinar que se você gosta de chá de campim santo vai apaixonar nesse brigadeiro e duas receitas vai ser bem pouco.




  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *