Receita de Brigadeiro de Mel e Flor de Sal



Receita de Brigadeiro de Mel e Flor de Sal

Senta que lá vem história…

Outro dia tava passeando no shopping e deu vontade de comer brigadeiro. Eu acho R$ 3,50 num docinho pequeno meio caro, mas quando o doce é bom eu até encaro.

E tinha um brigadeiro de mel e flor de sal na vitrine que me deixou curiosa. Me apaixonei por esse sabor e, óbvio, queria fazer em casa. Só que todas as receitas que eu encontrei eram de brigadeiro de mel (inclusive a do livro Brigadeiro Gourmet não tinha nada de sal), sem a flor de sal. Onde colocar o sal? Tentei, tentei, mas precisei voltar no quiosque pra fazer engenharia reversa. Aí me fiz de sonsa.

– Moça, esse brigadeiro de flor de sal aqui… como é isso? É flor de sal na massa, na cobertura, como é?
– Ah a flor de sal é esse confeitinho aí em cima.

Apenas morri porque não minha filha, flor de sal não é confeitinho!!! Flor de sal é apenas sal grosso. Não fode, vai.

Bom, acabou que depois de fazer a sommelier e demorar 20 minutos pra comer dois brigadeiros bem lentamente concluí que o ~confeitinho~ era apenas açúcar de confeiteiro. Mistério resolvido (e um trauma adquirido pra vida cada vez que eu ouvir a palavra confeitinho a partir de agora hahaha).

Aí você me pergunta: sal no brigadeiro???

É. O brigadeiro de mel tem gosto de caramelo (e não de mel!), então colocar sal nele é como caramelo com sal, que dá aquela quebrada no sabor doce.

Bom, viu? É oficialmente meu brigadeiro favorito até agora.

Brigadeiro de Mel e Flor de Sal

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 50g de manteiga sem sal
– 50g de chocolate branco (opcional*)
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 colher (café) de flor de sal ou 1/2 colher (café) de sal grosso

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até dar o ponto, como no brigadeiro tradicional. Já fiz com e sem o chocolate branco, e a diferença é que sem o chocolate o brigadeiro fica um pouco mais puxa-puxa. Enrole e passe no açúcar de confeiteiro – na falta dele usei o refinado comum que eu bati no mixer pra deixar mais fininho, mas já tentei com açúcar cristal e fica bom também.