Receita de Bolo Kit Kat com Pão-de-Ló de Chocolate

bolo-de-kit-kat

Esse bolo de Kit Kat virou modinha na internet há algum tempo. Sempre achei lindo mas nunca me deu vontade de fazer, até que eu entrei nessa fase confeiteira e tive um estalo de como seria fofo fazer um bolinho com mini Kit Kats e mimi M&Ms. Aí pronto.

Usei um ganache de chocolate amargo no recheio para cortar um pouco o excesso de doce. Adorei o resultado final, mas fiquei bem decepcionada com o M&Ms – esperava que os de tubinhos fossem pequeticos, pro bolo ficar todo mini. Se eu soubesse que eram do tamanho normal (ou seja, se eu tivesse lido o rótulo) teria feito com confeitos de bolinhas cor-de-rosa da Callebaut.

Bolo Kit Kat com Pão de Ló de Chocolate


Ingredientes

massa
200g de ovos*
125 de açucar refinado
95g de farinha de trigo
30g de cacau em pó 100%
10ml de extrato de baunilha
a baunilha pode ser substituida por algum licor saboroso como Amarula ou Cointreau

* É o equivalente a aproximadamente 4 unidades. Misture os ovos e pese. Se sobrar, tempere e faça um mini omelete pra comer com torrada enquanto a batedeira trabalha ;)

calda
300ml de água
100g de açúcar
5 unidades de anis estrelado
você pode usar uma canela em pau, uns 4 cravos… ou tudo junto

ganache
200g de chocolate amargo
100g de creme de leite

decoração
Kit Kat, M&Ms e fita de cetim

Modo de Preparo

bolo-de-kit-kat-dicas massa
Bata os ovos e o açúcar até virar um creme branco e fofo. O segredo para o pão-de-ló não cheirar ovo é bater muito, mas muito os ovos. Eu deixo quase 10 minutos batendo e vou untar a forma. Pão-de-ló não se dá muito bem com papel manteiga, então o ideal é untar e enfarinhar a forma – e no bolo de chocolate eu uso cacau em pó no lugar do trigo.

A parte misture o trigo e o cacau. Peneire delicadamente sobre a mistura de ovos, misturando bem devagar para não perder o ar. Coloque nas formas untadas e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos – depende muito do tamanho da forma e do forno, fique atento pra não queimar.

calda
Leve tudo ao fogo médio e deixe ferver por 5 minutos. Passe numa peneira e deixe gelar.

ganache
Derreta o chocolate em banho maria, tire do fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem e não coloque na geladeira antes de decorar o bolo, porque se a ganache endurecer vai ficar quase impossível fazer a montagem.

montagem
Corte o bolo já frio no meio. O jeito mais fácil de fazer isso é passando fio dental em volta dele e puxando. Melhor que cortar com faca.

Coloque a primeira camada de bolo no prato e espalhe a calda delicadamente com uma colher, especialmente nas bordas. Não precisa molhar a camada inteirinha! Use menos calda na primeira camada de baixo do bolo porque o peso do recheio pode deixá-la muito mole.

Espalhe o ganache, coloque a próxima camada de bolo, espalhe a calda nela e cubra com ganache.

Passe uma camada fina de ganache na lateral do bolo para acertar o formato. Vá colando o chocolate na volta toda com ganache, delicadamente para não ficar torto.

Espalhe o M&Ms ou a cobertura que você preferir e arremate com o laço de fita de cetim.

Dicas sobre o bolo de Kit Kat

bolo-de-kit-kat-recheio Se você pesquisar na Internet tem bolos maravilhosos… e muita coisa mal feita (inclusive sendo vendida, e a preços altos). Pesquise antes para ter idéias, especialmente se você vai fazer o bolo pra uma festa. A cobertura pode levar brigadeiro, bicho-de-pé, beijinho, gominhas… e os confeitos também podem combinar com a sua festa.

A massa do pão-de-ló pode ser branca, ou saborizada, ou mesmo tingida com corante em gel, assim como a ganache do recheio. Depende do seu gosto e da proposta do seu bolo.

Eu queria um bolinho pequeno, então usei duas formas de bolo redondas de 13cm de diâmetro. Essa receita um rende um pão-de-ló baixinho para rocambole numa assadeira de 30x40cm ou um bolo alto numa assadeira de 20cm de diâmetro. No meu caso usei um bolo inteiro e metade do outro.

Não importa o tamanho do bolo, ou se você vai usar Kit Kat no tamanho normal ou mini, o importante é que o bolo recheado e coberto fique 1cm ou 2cm mais baixo que as barras de chocolate, para caber o confeito sem cair nem parecer um tambor de madeira. Meça antes de começar a montar, levando em consideração a ganache do recheio e da cobertura, e se precisar asse mais um bolo rapidinho e use metade dele.

Quanto você vai usar de chocolate? Depende do tamanho da sua forma e da quantidade de ganache que você vai usar para grudá-lo em volta do bolo. Na forma de 13cm de diâmetro usei 14 barras de mini Kit Kat e 3 tubinhos de M&Ms. Na dúvida, compre um pouco a mais e vá abrindo as embalagens conforme a necessidade.

Por favor, corte o Kit Kat em barrinhas individuais. Esse bolo é todo trabalhado na boa aparência, e quando você deixa a barra toda inteira o bolo fica hexagonal e horroroso. Fora que em barrinhas individuais é mais fácil de ajustar pra deixar tudo retinho.

Use luvas para manipular o chocolate. Isso impede que você deixe digitais nele. É um bolo, não uma cena de crime.

* * *

Na real, esse bolo é incrivelmente fácil de fazer, só precisa de um pouco de paciência e capricho na hora da montagem. Mas vale a pena, porque o visual final é incrível!




  Seguir