Receita de Bolo de Reis


Hoje é dia de reis e eu sempre tive curiosidade de saber como é o bolo de reis. Parece tão bom, né? Aí peguei a receita do Panelinha que me parecia bem simpática.

E apesar das polêmicas uvas passas e frutas cristalizadas que ele leva e muita gente detesta, é bom mesmo. Mas é beeem doce (e olha que eu diminuí a quantidade de açúcar!) e molhadinho com conhaque. Então vamos fazer assim: eu vou deixar a receita aqui porque hoje é dia de reis, mas a gente volta a conversar sobre esse bolo no inverno, ok?

A quantidade de ingredientes dessa receita rende uma forma de bolo redonda com furo no meio de 22cm de diâmetro. Como eu só queria experimentar, fiz só metade e dividi em duas forminhas redondas pequenininhas.

Bolo de Reis

A xícara de medida é de 240ml

Ingredientes

bolo
1 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 xícara (chá) de amêndoas picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 xícara (chá) de uvas-passas
1/4 de xícara (chá) de conhaque
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó

glacê
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

bolo
Um dia antes deixe as uvas passas de molho no conhaque. Antes de começar a fazer o bolo, peneire as uvas e reserve o conhaque.

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo com um furo no meio e reserve.

Peneire a farinha com a canela e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga até ficar um creme clarinho. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente os ovos um a um, sem parar de bater. Desligue a batedeira, acrescente as amêndoas, as frutas e as uvas passas. A essa mistura acrescente a farinha, mexendo delicadamente com um fouet. Adicione o fermento, mexa rapidamente e coloque na forma. Asse em forno médio por cerca de 35 minutos, ou até que espetando um palito no bolo ele saia sequinho.

Tire da forma ainda morno e regue com o conhaque. Espere esfriar para decorar com o glacê.

glacê
Leve os ingredientes ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, cozinhe por mais um minuto sem parar de mexer. Despeje a calda por cima do bolo e antes dela secar decore com frutas frescas, nozes, frutas cristalizadas, etc.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *