Receita de Bolo de Morango (sem gemas)

Publicada em 09/11/2015 BolosReceita

Receita de bolo de morango sem gemas

Eu não gosto de morangos crus. Não acho a menor graça em morangos banhados no chocolate ou no clássico morango com chantily. De modos que eu sofro um pouco de bullying porque como assim você não gosta de morangos? e mano, gosto é gosto, me deixa.

Mas morangos cozidos já são outra história. Adoro uma geléia caseira, daquelas que a gente faz super rápido com morangos bem maduros. Misturada no iogurte natural então, misericória, amo demais.

Aí eu juntei a vontade de comer cupcakes com morangos frescos com um pedido da minha vó, que queria bolo de pote. Como ela não come gemas de ovo, precisava ser um bolo apenas com claras. Encontrei a receita perfeita no blog Receitas que amo: a massa fica super levinha e os morangos adicionam um toque ácido na medida certa.

Eu diminuí a quantidade de açúcar da receita original porque gosto de bolos mais suaves. Na foto estão em forminhas de cupcake, mas também deu certo numa assadeira com 30cm de diâmetro.

Bolo de Morango (sem gemas)

Ingredientes

purê de morangos
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1/2 xícara de morangos picados

massa
5 claras
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de morangos picados
açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

purê de morangos
Coloque os morangos e o açúcar numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Quando começar a soltar água, processe a mistura até ficar bem lisinha (pode ser no liquidificador ou com um mixer dentro da própria panela). Volte ao fogo e deixe ferver mais 5 minutos, mexendo sempre. Coloque num recipiente tampado e leve à geladeira. Acrescente o purê frio na massa.

massa
Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Peneire a farinha de trigo e o fermento numa tigela e reserve. Bata o açúcar e a manteiga até formar um creme claro e fofo. Ainda com a batedeira ligada, acrescente a baunilha e o purê de morangos. Acrescente essa mistura e o leite aos poucos à mistura da farinha. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada ou em forminhas de cupcake e distribua os pedacinhos de morango por cima. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C e asse por cerca de 35 minutos, ou até que a massa esteja seca quando espetar um palito nela. Retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro peneirado.


  Seguir

5 respostas para “Receita de Bolo de Morango (sem gemas)”

  1. Daiane disse:

    Oi,

    bolo (sem gemas) seria um bolo de claras? ehehehhe

    É que outro dia eu estava louca atras de uma receita de bolo de claras que levasse 5 e não 10 claras como é o costume, aparentemente, e não achei, tive que adaptar.

    E eu nunca ia imaginar que “sem gemas” seria uma palavra chave boa para procurar bolo de claras. Vai entender.

    mas porque 5? Minha receitas de sorvete com gemas normalmente pedem 5 gemas, então eu tenho potinhos de 5 claras no freezer me esperando toda vez que faço sorvete. E nem tudo vira omelete.

    Já salvei sua postagem para a posteridade! Adorei a adição de morango ;-)

    (ps: eu sou do time que come morango puro e cru achando a última maravilha na natureza)

  2. Kika disse:

    Menina tem blog de tricô me deu uma saudades danada de tricotar! =)

  3. Wesley Sarto disse:

    Seus bolinhos ficaram lindos! Amei!!
    Volte sempre ao meu blog!!
    Bojos.
    Wesley

  4. Leticia disse:

    Essa receita rende quantos cupcake?

  5. Kika disse:

    Mais ou menos 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *