Receita de Batata Rústica


Receita de Batata Rústica

Eu sou uma pessoa lumbriguenta. Muito. Saiu uma comida nova eu fico com vontade. Pode ser um chocolate mega doce que vai queimar a garganta, pode ser um biscoito famoso que acaba sendo mega enjoativo, ou pode ser alguma coisa do Mc Donalds. E eu nem gosto do McDonald’s!!!

Aí lançaram a tal da batata rústica e eu fui lá comer. Acabei pedindo também o Caldo & Freddo, aquele sorvete com a calda da tortinha e duas tortinhas de maçã. Só que a batata estava em falta e a mini tortinhas também, então eu acabei sem as batatas que eu queria com um sorvete ultra doce com uma fritura gigante enfiada nele. Nada prático de comer e super enjoativo. Eu só conseguia pensar “o que é que eu tô fazendo aqui gastando meu dinheiro com esse lixo de comida???”.

Bom, a questão das tortinhas fica pra uma próxima receita, mas o problema das batatas rústicas foi lindamente resolvido em casa com 1kg de batatas e alguns temperos. Chupa, McDonald’s! Como eu não experimentei a original (e não pretendo voltar lá tão cedo), acabei sem saber que gosto ela tinha. Mas procurei por aí e deu pra ter uma idéia. E é claro que em casa eu fiz as batatas assadas, que eu morro de preguiça de fazer fritura.

Batata Rústica

Ingredientes

1kg de batatas
1 cabeça de alho
azeite
sal
páprica
lemon pepper

Receita de Batata Rústica

Modo de Preparo

Lave e higienize bem as batatas, escovando a casca com uma escovinha (é ótimo ter sempre uma escova na cozinha pra ser usada apenas para higienizar frutas e legumes!). Ferva água numa panela grande com 1 colher (sopa) de sal. Quando a água ferver, coloque as batatas inteiras e deixe cozinhar por 5 minutos.

Escorra, deixe esfriar um pouco e corte as batatas em 4, deixando as cascas. Coloque numa assadeira, regue com azeite e cubra com sal, páprica e lemon pepper a gosto. Misture bem com uma espátula. A quantidade é meio no olho, o suficiente para cobrir bem as batatas com o tempero.

Adicione os dentes de alho com a casca e leve ao forno médio, pré-aquecido. De vez em quando, mexa as batatas com a espátula ou balance um pouco a assadeira para elas assarem por igual. Quando estiverem bem douradas, estão prontas.

Você também pode adicionar uns galhos de alecrim ou outra erva aromática na hora de assar.

Um quilo de batatas rende umas 4 porções.

Receita de Batata Rústica

Ah, dá pra fazer a mesma receita com batata doce também. A batata doce tem um índice glicêmico mais baixo então é mais indicada pra quem está controlando a ingestão de carboidratos. E além disso é uma delícia, tanto que já virou modinha nas hamburguerias descoladinhas por aí.


  Seguir

2 respostas para “Receita de Batata Rústica”

  1. Kelli disse:

    Que cara boa!!!
    Faço uma receita na Air Fryer mas a sua está muito apetitosa. Vou fazer!

  2. Kika disse:

    Cada vez que eu vejo uma air fryer lembro dos churros que você postou. Ainda vou acabar comprando uma só pra fazer churros =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *