Receita de Barra Rústica de Chocolate com Castanhas e Frutas Secas


O Curso de Chocolates do Sesi Jundiaí me deixou inspiradíssima pra mexer com chocolate, e já desde a primeira aula eu fiquei pensando numa barra cheia de castanhas e frutas secas.

Mas sábado passado fez calor demais e eu não encarei temperar chocolate em casa. Temperar chocolate aliás é uma daquelas coisas que eu sou louca pra aprender a fazer que eu vivo enrolando. Tipo fazer pão. Então fui de fracionado mesmo.

Fracionado, aquele que não é chocolate. Deve ter um lugar especial no inferno pra quem mistura coisa cara no fracionado pra fazer barrinha de chocolate, então se você sabe temperar chocolate, por favor, faça essa receita com chocolate de verdade.

Pra quem vai trabalhar com chocolate por conta da Páscoa, essa é uma receita ótima pra reaproveitar todas as aparas e sobras de chocolate que vão juntando ao longo da produção. Dá inclusive pra misturar chocolate branco, ao leite e amargo – só não dá pra misturar fracionado com chocolate nobre, porque não são a mesma coisa.

Barra Rústica de Chocolate com Castanhas e Frutas Secas

Ingredientes

200g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de castanhas inteiras
pode ser amendoim, castanha-do-pará, castanha de cajú, amêndoas, pistache, avelãs, pecã, macadâmia, coco em cubos
1/2 xícara (chá) de frutas secas
pode ser damasco, cranberry, ameixas, uvas-passas, cerejas

Modo de Preparo

Esquente uma frigideira seca e limpa, abaixe o fogo e coloque as castanhas. Não pare de mexer pra não queimar. Toste por cerca de 3 minutos. Tire do fogo, coloque num prato pra espalhar e deixe esfriar. Isso vai deixar as castanhas mais crocantes.

Pique as frutas secas (eu gosto de cortar com uma tesoura de cozinha), coloque numa tigelinha e acrescente um pouco de conhaque, rum, vodka ou outra bebida alcoólica para hidratar. Se a barrinha de chocolate for ser consumida por crianças, ao invés de álcool acrescente 1 colher (sopa) de água bem quente. Reserve e escorra na hora de usar.

Se você for usar cerejas em calda, pique a cereja em pedaços grandes e deixe numa peneira para escorrer a calda.

Derreta o chocolate e tempere de acordo com as instruções e temperatura indicada na embalagem. Se for usar fracionado, basta derreter e mexer até ficar frio ao toque (pelamordedeus não vai enfiar o dedo dentro – com um palitinho tire um pouco de chocolate e coloque no pulso – deve estar com a sensação de frio).

Acrescente as castanhas e as frutas secas e misture bem. Coloque o chocolate sobre uma folha de papel manteiga e deixe secar. Corte em cubinhos e embrulhe em papel celofane.


  Seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *