Receita de Bala de Goma

Publicada em 24/10/2011 DocinhosReceita

Receita de gominha bala de goma

Sabe quando você encarna com uma receita e não sossega enquanto não dá certo? Então, precisei de três tentativas mas finalmente acertei o ponto da receita de bala de goma. Eu adoro gominha, e essa fica com uma consistência divina!

Não estranhe porque ela é grudenta mesmo quando fica pronta. Na primeira vez eu usei uma forma untada com óleo como pede a receita original e não consegui tirar de lá. O que deu certo pra mim foi forrar uma forma de bolo inglês com filme plástico. Se você conseguir tirar a espuma que se forma na parte de cima, melhor ainda, porque ela é a parte mais grudenta.

A receita original era seis vezes maior, o que pra mim é um pouco de exagero, mas se você tem uma família grande com um monte de crianças, ou quer uma opção bacana de presente de final de ano, pode ir dobrando a quantidade e fazendo diferentes sabores. Um punhado balas de coloridas num vidro decorado deve ficar a coisa mais linda como presente.

E infelizmente não tem jeito, é uma receita que precisa de corante – já imaginou uma bala nude?

Bala de Goma

Receita original do Açúcar União

Ingredientes

1 envelope de gelatina sem sabor
120ml de água
240g de açúcar refinado
essência a gosto
corante a gosto
açúcar cristal

Modo de Preparo

Leve ao fogo baixo a água e a gelatina, mexendo bem até a gelatina dissolver mas sem deixar ferver. Quando a gelatina estiver totalmente derretida, acrescente o açúcar refinado e continue mexendo (não pare de mexer!) até ameaçar levantar fervura. Tire do fogo, acrescente essência e corante a gosto, misture bem e despeje numa forma forrada com filme plástico (pra essa quantidade usei uma forma de bolo inglês pequena). Deixe esfriar, cubra e deixe descansando por 12 horas. Não leve à geladeira! Corte em quadradinhos e passe no açúcar cristal. Se você tiver cortadores de metal para biscoitos, bem afiados, pode cortar as balas em formatos diferentes.

Fiz de framboesa, com corante pink e uma gotinha de corante azul. Rendeu 25 balas de goma, mas não sei por quanto tempo você pode guardá-las porque não durou nem 3 dias aqui em casa, mas como é uma receita sem conservante acredito que seja bom consumi-las fresquinhas.


  Seguir

4 respostas para “Receita de Bala de Goma”

  1. Marvin disse:

    Detesto bala de goma, mas amei o post.

    Suuuper coerente, não? Haha!

    Sério, Kika, seus posts são MARA!

    =D

  2. Kika disse:

    Importante é gostar do blog hahahahahaha :*

  3. Edilene disse:

    Enfim uma receita com quantidade pequena !!!
    Tbm acho um super exagero as outras receitas e com pouca quantidade além de ser viavel para 1, ainda posso modificar as cores e sabores!
    Obrigada Kika !!!!

  4. Kika disse:

    Pois é, na verdade eu adaptei as quantidades pq a receita original era OITO VEZES maior. Simplesmente não dá, né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *